Núcleo de Telessaúde deve ganhar laboratório de inovação tecnológico após termo de cooperação entre Sesacre e Ufac

Na edição do Diário Oficial da União dessa terça-feira, 5, foi publicado mais um termo de cooperação entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), e a Universidade Federal do Acre (Ufac) em relação ao espaço físico onde funciona o Núcleo Técnico-Científico do Programa Telessaúde Brasil Redes no Estado do Acre.

A Ufac disponibiliza o espaço físico, parte de equipamentos e mobiliários para que o núcleo funcione. De acordo com o núcleo, esse novo acordo, com vigência até 26 de fevereiro de 2029, amplia os atendimentos em todo o estado e possibilita a implantação de um laboratório.

Novo espaço para o Telessaúde vai possibilitar aumento de atendimentos no Acre. Foto: cedida

“Este termo de cooperação aprofunda o compromisso mútuo entre Sesacre, Ufac e Ministério da Saúde, na execução da Política de Saúde Digital, ampliando a capacidade de oferta de telediagnóstico (ECG [eletrocardiograma], espirometria, retinografia) e telemedicina (consultas especializadas) para todos os municípios do Acre. O termo de cooperação amplia a disponibilidade de estrutura física, parte de equipamentos e mobiliários para implantação de um laboratório de telessaúde e inovação tecnológica, além do espaço do núcleo já existente”, destaca o médico Osvaldo Leal, teleconsultor/auditor do núcleo.

Dados mostram que são 7,6 mil pessoas inscritas no Canal Telessaúde Acre e 395 vídeoaulas publicadas. “A partir de agora amplia-se a capacidade de atendimento do telessaúde às demandas e necessidades dos municípios, bem como o portfólio de serviços ofertados por meio de tecnologia digital”, pontua.

Dos 22 municípios do estado, 18 estão com telediagnóstico de eletrocardiograma (ECG) implantado, exceto Jordão, Porto Acre, Capixaba e Bujari. Em 2023, foram feitos 104.361 exames de ECG, uma economia, segundo os dados, de R$ 4.781.821,02.

“Já passamos, por exemplo, de 100 mil exames de ECG realizados e laudados através do telessaúde, em parceria com a UFMG [ Universidade Federal de Minas Gerais]”, destaca.

A média de teleconsultas por mês é de 764,3. As especialidades atendidas são neuropediatria, psiquiatria e neurologia.

Gráfico mostra aumento de exames ECG feitos no Telessaúde desde 2017. Foto: Reprodução

Serviços do Telessaúde

O Telessaúde Brasil Redes disponibiliza aos profissionais e trabalhadores das Redes de Atenção à Saúde no SUS os seguintes serviços:

Teleconsultoria – é uma consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, podendo ser síncrona (realizada em tempo real, geralmente por chat, web ou videoconferência) ou assíncrona (por meio de mensagens off-line);

Telediagnóstico – é um serviço autônomo que utiliza as tecnologias de informação e comunicação para realizar serviços de apoio ao diagnóstico, através de distância e temporal;

Tele-educação – conferências, aulas e cursos, ministrados por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação; e

Segunda Opinião Formativa – é uma resposta sistematizada, construída com base em revisão bibliográfica, nas melhores evidências científicas e clínicas e no papel ordenador da atenção básica à saúde, a perguntas originadas das teleconsultorias e selecionadas a partir de critérios de relevância em relação às diretrizes do SUS.

As Teleconsultorias, os Telediagnósticos, as Segundas Opiniões Formativas e as ações de Tele-educação demandadas pelos profissionais do SUS poderão ser elaborados e respondidos por teleconsultores a partir de qualquer Núcleo de Telessaúde Técnico-Científico ou Ponto de Telessaúde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter