Professores vão atuar em escolas da rede estadual
Fazer com que docentes e gestores identifiquem as tecnologias disponíveis nas escolas e planejem atividades pedagógicas inserindo as Tecnologias da Informação e da Comunicação(TIC) como meio de aprendizagem. É com este objetivo que o Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE está qualificando vinte professores da rede pública estadual de Rio Branco para atuarem como multiplicadores de novas tecnologias nas unidades de ensino.
Está é a segunda fase das oficinas que acontecem até a próxima sexta-feira, 19, no laboratório do NTE, localizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos. Nesta etapa, os docentes vão trabalhar as Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. A 1ª etapa que ocorreu em junho deste ano, teve como tema a Introdução à Educação Digital.
As oficinas serão ministradas pelos próprios técnicos do Núcleo de Tecnologia Educacional do Acre, que receberam qualificação técnica do Mec para serem multiplicadores regionais dos cursos no Estado. O NTE Rio Branco tem a responsabilidade de atender escolas de 14 municípios e o de Cruzeiro do Sul 08 (Vale do Juruá, Tarauacá e Envira).
Entre os professores capacitados, dez vão compor a rede de colaboradores do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologias na Educação – Proinfo do MEC para atender as escolas com laboratórios de informática até 2010. Essa mesma iniciativa também está sendo aplicada no núcleo de Cruzeiro do Sul.
As escolas, que estão recebendo do Proinfo em 2008, laboratórios com Linux (ainda não instalados), serão incluídas nesta formação continuada à medida em que os novos laboratórios forem instalados. A previsão é que até o final de 2008, 57 novas escolas, sendo 12 da rede estadual e 45 das redes municipais recebam laboratórios.Outras oito unidades de ensino terão os computadores trocados por equipamentos novos até o final de outubro do corrente ano. Ao todo, 19 municípios serão contemplados com os espaços tecnológicos.
O Proinfo além de promover o uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação nas redes públicas da educação básica, também atua nas dimensões de Infra-estrutura( implantação de ambientes tecnológicos), formação de professores e gestores e disponibilização de conteúdos educacionais, soluções e sistemas de informações (Portal do Professor, TV Escola, DVD Escola etc).