Novos voos com mantimentos chegam hoje a Rio Branco

Aviões da FAB continuam transportando alimentos para abastecer Rio Branco (Foto: Arison Jardim/Secom)
Aviões da FAB continuam transportando alimentos para abastecer Rio Branco (Foto: Arison Jardim/Secom)

Mais voos da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxeram alimentos de Porto Velho para Rio Branco nesta quarta-feira, 5. São itens de hortifrutigranjeiros e trigo. O transporte está sendo realizado por três aeronaves, cada uma trazendo de cinco a 22 toneladas. A variação é de acordo com a cubagem dos produtos transportados, ou seja, o espaço ocupado pela carga. Até às 15 horas, cinco voos já tinham sido realizados, trazendo quase 39 toneladas de alimentos. Ainda nesta quarta-feira, Rio Branco recebe mais um carregamento vindo da capital de Rondônia.

A ação faz parte da alternativa traçada pelo governo do Estado junto aos empresários, distribuidores de produtos, coordenadores da Defesa Civil do Estado e da capital, em parceria com o governo federal.  O objetivo é evitar o desabastecimento, em decorrência da calamidade gerada pela cheia do Rio Madeira. Na medição feita na tarde de hoje, o nível do Madeira era de 18,82 metros.

A BR-364, que liga Rondônia ao Acre, foi reaberta e está sendo monitorada constantemente pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A balsa mudou o seu local de atracamento, tornando o deslocamento maior e com a duração aproximada de duas horas e meia.

Ao final do dia, será avaliada a situação do nível do Rio Madeira e a necessidade de novos voos ao Acre.

Balanço positivo

Do dia 24 de fevereiro ao dia 4 de março chegaram ao Acre 97 caminhões com 1,3 milhões de quilos de alimentos, 317 mil litros de combustíveis e 113 toneladas de gás de cozinha.

Até esta quarta-feira, 17 voos com aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxeram 152 toneladas de alimentos perecíveis, hortifrutigranjeiros e cereais. Além disso, o Exército disponibilizou quatro veículos, com suspensão mais elevada, para fazer o transporte das cargas nos trechos da BR-364 atingidos pelas águas do Rio Madeira. Cada um deles tem capacidade para transportar até 15 toneladas. No próximo dia 7, a capital do Acre irá receber 450 toneladas de gás de cozinha, e Cruzeiro do Sul, mais 100 toneladas.