Em meio aos prejuízos causados pela enchente que aflige as instituições de ensino dos municípios mais afetados, como Brasileia e a capital Rio Branco, o governo do Estado do Acre, preocupado com a manutenção e a ampliação das conquistas alcançadas na área da Educação nos últimos anos, trabalha com a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) medidas para que o ano letivo não sofra grandes perdas quando a situação estiver sob controle. Parte das medidas inclui a convocação para posse de 134 professores aprovados em concurso público realizado no fim de 2010.
Do total convocado, foram confirmados como aptos a tomar posse e atuar na Rede Estadual de Ensino aproximadamente 110 profissionais. Na manhã desta terça-feira, 28, no auditório da SEE, foram empossados 74 servidores lotados em Rio Branco. E a partir das 15 horas, no mesmo local, comparecerão para a segunda cerimônia de posse 20 professores de nove municípios: Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Santa Rosa, Sena Madureira e Senador Guiomard.
Para Cristiane de Bortoli, professora de música, o chamado não poderia vir em melhor momento. Designada para a Escola Sebastião Pedrosa, a educadora conta que matérias voltadas para as Artes são fundamentais nas escolas, pois ajudam os alunos a trabalharem lados de si mesmos que podem ajudá-los no seu desenvolvimento como indivíduos e, ao mesmo tempo, como membros de uma sociedade”.
O secretário da SEE, Daniel Zen, lembrou aos presentes que, através das formações inicial e continuada dos profissionais de educação, o Estado só tem a ganhar. “Por meio da constante qualificação dos educadores, podemos garantir acesso e um ensino de qualidade para nossos alunos. Nosso objetivo não é ter apenas uma posição de destaque em rankings: é assegurar o aprendizado significativo nas escolas”, ratificou.
Continuando a convocação da terceira chamada dos aprovados no concurso público de 2010, será realizada no dia 1º de março em Cruzeiro do Sul, às 15 horas, a cerimônia que empossa os 14 servidores dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Tarauacá.