Novos membros da Academia Acreana de Letras são empossados

Cerimônia no Teatro Plácido de Castro foi prestigiada por secretários de Estado, deputados, familiares e convidados

moises_diniz.jpg
francisco_gregorio.jpg
gloria_perez.jpg

Em cerimônia bastante prestigiada, no Teatro Plácido de Castro, a Academia Acreana de Letras empossou em solenidade na noite quinta-feira, 28, cinco novos membros (Foto: Val Fernandes)

Em cerimônia bastante prestigiada, no Teatro Plácido de Castro, a Academia Acreana de Letras (AAL) empossou em solenidade na noite quinta-feira, 28, cinco novos membros. Os novos imortais da AAL são Glória Perez, Francisco Gregório Filho, Edson Ferreira de Carvalho, Moisés Diniz e Margarete Edul Prado Souza Lopes.

A solenidade teve início com a apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica do Acre tocando o Hino Nacional. Logo em seguida, os novos membros fizeram seus discursos emocionados a uma platéia composta pelo vice-governador César Messias, secretários de Estado, deputados, familiares e convidados. O escritor Francisco Gregório Filho, discursou de maneira afetuosa, com seu estilo de contador de histórias. Dedicou o momento às crianças, escritoras e contadoras de histórias da Casa da Leitura Chico Mendes, aos novos agentes de leitura e aproveitou para cantar uma cantiga, onde todos da plateia o acompanharam.

Para Glória Perez o momento era de alegria por fazer parte de uma tradicional entidade de sua terra, a AAL. “Hoje é um dia de muita felicidade, me sinto lisonjeada em receber está homenagem em minha terra, estou muito emocionada”, disse.

O discurso feito pelo professor Edson Ferreira de Carvalho, foi de agradecimento à Academia Acreana de Letras, por seu papel como uma entidade focada na produção de conteúdo para a construção de uma sociedade do conhecimento. Já o deputado e escritor Moíses Diniz, falou da importância das várias academias como propulsoras da formação das sociedades de cada lugar.

A escritora Margarete Edul Prado Souza Lopes falou da emoção de assumir uma cadeira como membro da Academia. “Essa era a homenagem que faltava, na qual me sinto muito feliz por assumir como novo membro da Academia.”

Após os discursos dos novos membros, o vice-governador César Messias citou toda sua trajetória de estudante que não teve a oportunidade de acesso ao conhecimento, mas que se sentia agraciado por estar no meio de pessoas que fomentam a produção do conhecimento. “Estou aqui representando o governador Tião Viana. Vim trazer o carinho do governador. Todos sabem da atenção que ele possui por essa tradicional entidade da qual se sente honrado em fazer parte como acadêmico”, disse.

todos_da_academia.jpg

Os novos imortais da Academia Acreana de Letras são: Glória Perez, Francisco Gregório Filho, Edson Ferreira de Carvalho, Moisés Diniz e Margarete Edul Prado Souza Lopes (Foto: Val Fernandes)

Encerrando a cerimônia de posse, a cantora Yvana Pacifíco, acompanhada pelos músicos Dircinei Souza (violão) e James Fernandes (violão), entoou o Hino Acreano. Em seguida, os convidados participaram do coquetel de vernissage da exposição do renomado artista plástico Rodolfo Bader Filho, com vinte obras expostas no foyer do Teatro Plácido de Castro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter