Na sexta-feira, 19, foram contratados 12 educandos do curso de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) para se tornarem mediadores e multiplicadores do negócio do mel nos municípios. O secretário de Pequenos Negócios, José Carlos Reis, afirma que a meta de 2012 são 2.726 empreendimentos, e por isso a secretaria tem investido continuamente no fomento dessa cadeia produtiva.
O Instituto Dom Moacyr (IDM) certificou os educandos e, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), formalizou sua contratação. “Foi firmado o termo de contratação com os mediadores, que vão voltar para as suas comunidades e lá cumprir a missão de capacitar produtores rurais nos municípios do Estado”, explica a representante do IDM, Aneliza Gomes.
João Ferreira é produtor rural de Rodrigues Alves e foi no seu município que recebeu a capacitação em meliponicultura por meio da SEPN. Ele afirma que vai compartilhar a experiência que fez na própria casa: “O programa do mel é uma forma de agregar valor para os produtores rurais, porque é uma renda a mais que pode ser desenvolvida na propriedade, simultânea a outras atividades”, conclui.
Francisco Albuquerque também se tornou mediador em Porto Walter: “Eu acredito que vai haver um bom resultado em minha cidade, porque lá vamos trabalhar com associações, e na região tem muita abelha nativa. Vai ser bom para dar renda e a gente continuar incentivando a sustentabilidade, para não desmatar a floresta, e sim desenvolver atividades positivas como essa”.