Novos agentes de endemia reforçam combate à dengue em Rio Branco

Com novos contratados, Governo e Prefeitura intensificam ações nos próximos 22 dias para extinguir criadouros do mosquito transmissor

combate_dengue_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Roberta Costa integra a equipe de reforço contratada para atuar no combate ao mosquito transmissor da dengue em Rio Branco (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

combate_dengue_foto_gleilson_miranda_04.jpg

Nas residências, agentes de saúde fazem o trabalho de retirada de todos os recipientes de água parada (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco iniciaram nesta quinta-feira, 26, o plano de visitação de 118.947 imóveis da zona urbana da capital em 22 dias para localização e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. Para sua realização, o plano conta com 290 agentes de endemias, sendo que 113 foram contratados esta semana. Os agentes irão percorrer 100% das casas, prédios, terrenos e edifícios particulares ou públicos da cidade de Rio Branco.

Após 22 dias, os agentes retornam aos mesmos locais para um "pente fino" nos focos. Roberta Costa faz parte do grupo recém-contratado pelo programa de combate à dengue. "Recebemos três dias de treinamento e eu gostei do que aprendi. Agora posso ajudar as pessoas a se conscientizar sobre os cuidados para evitar a doença", disse ela, que no primeiro dia de trabalho esteve assistida pela coordenadora de campo, Francisca Guedes, e outros agentes. Roberta e seu grupo visitaram casas no conjunto Osvaldo Amorim, na região do bairro da Betel.

Uma das casas visitadas por Roberta foi a de Marta da Silva Lima, que vive com o marido e seis filhos na rua C do Osvaldo Amorim. Marta vê como muito importante o trabalho dos agentes e diz que regularmente os recebe em casa para busca e eliminação de focos do mosquito. A dona de casa diz que a presença constante dos agentes e a publicidade na mídia têm despertado as pessoas no enfrentamento à dengue. "Já aprendi um bocado de coisas com eles. Por exemplo, não podemos deixar latas, lixo espalhado por aí porque senão o mosquito se cria", disse.

A dengue é uma doença infecciosa aguda e febril causada pelo vírus transmitido através da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Na próxima segunda-feira, 30, segundo anunciou Maria de Lucena, da coordenação das ações de combate à dengue, trinta e um agentes estarão percorrendo as ruas de Rio Branco aplicando o "fumacê", inseticida capaz de matar o mosquito e que não prejudica a saúde humana. Eles utilizarão veículos próprios ou bombas costais.

Governo e Prefeitura mantêm sistemáticas ações de combate à doença, que, segundo o boletim do dia 23 de fevereiro,  tinha registrado 6.030 casos suspeitos e 975 confirmados. Além de campanha publicitária, as ações buscam envolver segmentos sociais, como os estudantes da rede pública de ensino, e frentes de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura Aeroportuária (Deracre).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter