Novos agentes de endemia participam de capacitação

Governo do Estado investe R$ 300 mil para a contratação, além dos investimentos para a compra de insumos e medicamentos

agentes_endemias_180109_foto_angela_peres.jpg

Novos agentes de endemia vão reforçar trabalho de combate à dengue em Rio Branco (Foto: Ângela Peres/Secom)

Os 112 novos agentes de endemias contratados para atuar na prevenção e combate a proliferação do mosquito transmissor da dengue iniciaram nesta quarta-feira, 18, um treinamento para atuarem na área. Esses agentes contratados pelo Governo do Estado se somam aos 142 que atuam pela prefeitura de Rio Branco e aos 50 homens do exército. “Estamos incorporando mais pessoas com o objetivo de controlar os focos e eliminar os criadouros do mosquito. A expectativa é somar esforços para em um curto período de tempo eliminar a maioria absoluta dos criadouros”, destacou o secretário Estadual de Saúde Osvaldo Leal.

Durante a capacitação os agentes serão orientados pela equipe técnica das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde em relação aos elementos técnicos do trabalho, como o ciclo do mosquito e utilização dos produtos químicos. Além disso, o planejamento das ações será apresentado aos agentes.

O Ministério da Saúde recomenda que para uma ação de controle eficiente, os agentes visitem as residências no mínimo a cada 60 dias – período em que se completaria o ciclo de controle da proliferação do mosquito. Mas em Rio Branco, a partir da próxima semana, esse ciclo será reduzido para 25 dias. Assim em três meses serão quatro visitas em cada residência. O trabalho de borrifação também será ampliado, em 20 dias serão três ciclos de borrifação. “Assim nossa vigilância vai ser mais forte e intensa e vamos conseguir quebrar a cadeia de proliferação e transmissão da doença”, garantiu o secretário municipal de Saúde, Pascal Khalil.

Os últimos levantamentos revelam a notificação de 3.800 casos, com a confirmação de 700 casos. Para garantir a ampliação dos atendimentos aos casos suspeitos a Unidade de Saúde Barral y Barral passa a funcionar 24 horas, assim como o Pronto Socorro.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter