Novo sistema interno melhora abastecimento de água na Expoacre 2019

Pelo menos 250 mil pessoas devem visitar o parque de exposições durante a Expoacre 2019.  Pensando na comodidade e saúde de expositores e visitantes, o Governo do Estado, por meio do Departamento de Água e Saneamento (Depasa), montou estrutura especial para garantir o abastecimento de água potável durante os nove dias do evento.

O trabalho das equipes começou em meados na primeira semana de julho. A primeira medida foi a vistoria e manutenção da rede de água e esgotamento sanitário no local da feira. Para eliminar problemas relativos à pressão para distribuição de água no interior do parque, a estratégia foi implantar um novo modelo de abastecimento com bombeamento independente, um sistema interno, apenas dentro do parque de exposições, com implantação de três bombas de pressurização.

A limpeza dos reservatórios foi outra medida para garantir a qualidade distribuída na Expoacre 2019 Fotos: Marcos Vicentti/Secom

A limpeza dos reservatórios foi outra medida para garantir a qualidade distribuída na Expoacre 2019. Para atender quem trabalha e também visitantes da feira, o Depasa  distribui diariamente nada menos que 800m³ de água potável.

Combate ao desperdício

Ao mesmo tempo em que investe recursos materiais e humanos para garantir o abastecimento de água não só na Expoacre mas também em toda a capital e interior, o Governo do Estado, por meio do Depasa, chama a atenção para a importância de combater o desperdício. De toda a água tratada, mais de 30% é desperdiçada. A falta de boia nas caixas d’água e a não manutenção de descargas chuveiros e torneiras nas residências são os fatores que mais  provocam o desperdício.

A conscientização do usuário é o principal objetivo da campanha realizada pelo governo, por meio do Depasa em parceria com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac). Durante todos os dias do evento, educadores do Depasa e Ageac estarão no parque distribuindo material informativo e orientando os  usuários do sistema de água e saneamento do estado.

Instalados no Espaço Agroflorestal, o Depasa e a Ageac contam com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), organizadora do espaço, e parceria do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Instituto de Terras do Acre (Iteracre), além das instituições do setor madeireiro, do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Estado do Acre (Sindusmad) e da Associação das Indústrias Manejadoras do Estado e Unimeta.

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter