água com qualidade

Novo sistema de bombeamento soluciona problemas de abastecimento de água em Senador Guiomard

Para eliminar antigos problemas de abastecimento de água no município de Senador Guiomard, o Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), implantou um sistema de bombeamento para atender os moradores do município.

Implantado há mais de 20 anos, o sistema de abastecimento de água de Senador Guiomard operava por gravidade (água transportada pela força da gravidade apenas, sem bombeamento), um tipo de sistema que já não era eficiente para atender a população do município.

Morador do bairro Chico Paulo I, Magno Leite, fala sobre a importância da distribuição de água por bombeamento no município de Senador Guiomard. Foto: Assessoria Saneacre

Agora, por meio de bombeamento, é possível levar água tratada aos locais mais altos da cidade, como o bairro Chico Paulo onde, até bem pouco tempo, os moradores precisavam comprar água para uso doméstico e para o consumo.

“Quem tinha condições financeiras comprava água do caminhão pipa. Os demais, que não tinham, infelizmente ficavam sem água. Hoje não, a história está diferente, todos nós temos água, e água com muita qualidade”, enfatizou Magno Leite, um dos moradores do local.

De acordo com o diretor de Operações do Saneacre, Alan Ferraz, o trabalho para melhorar os serviços de abastecimento de água no interior do estado é diário e mobiliza dezenas de profissionais. “Temos várias frentes de trabalho simultâneo. Em Senador Guiomard, o bombeamento está fazendo chegar água com maior pressão e mais qualidade. No município de Bujari, estamos instalando uma nova ETA [Estação de Tratamento de Água], para aumentar a quantidade de água tratada”, informou Alan.

Além da nova ETA, no Bujari, as intervenções permitiram aumentar o volume de água no reservatório que atende a cidade. Em Epitaciolândia, as intervenções tiveram como foco a melhoria da qualidade da água distribuída aos moradores do município.