Novo comandante da polícia boliviana faz visita ao Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre

Nesta quarta-feira, 15, o novo comandante Departamental da Polícia de Pando, coronel Felipe Puente fez uma visita a Secretaria de Segurança Pública do Acre (Foto: Taiane de Freitas/Sesp)

Nesta quarta-feira, 15, o novo comandante departamental da Polícia de Pando, coronel Felipe Puente, fez uma visita à Secretaria de Segurança Pública do Acre (Foto: Taiane de Freitas/Sesp)

Nesta quarta-feira, 15, o novo comandante departamental da Polícia de Pando, coronel Felipe Puente, fez uma visita à Secretaria de Segurança Pública do Acre. Ele esteve no gabinete do secretário Reni Graebner para falar da integração da polícia do Brasil com a da Bolívia.

Estiveram também presentes o oficial de Polícia da Bolívia, tenente Wilmer Castillo, o superintendente da Polícia Federal Marcelo Vieira, o secretário da Polícia Civil Emylson Farias, o coronel Anastácio (Polícia Militar), o coronel Pires (Corpo de Bombeiros) e o policial federal Luiz Melo.

A reunião foi para a apresentação do novo comandante da Polícia de Pando, que falou sobre a integração entre a polícia do Brasil e da Bolívia, da cooperação que já existe por parte do Estado, e também solicitou capacitações na área de combate a incêndios, análise criminal, perícia, trânsito, operações especiais e manutenção das viaturas de bombeiros.

O secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, citou que intenção do governo do Acre é cada vez mais melhorar o relacionamento entre as polícias de fronteira com a troca de informações, tanto da parte da imigração quanto de crimes comuns. Foi mencionado ainda um convênio no qual constam as solicitações feitas pelo antigo comandante da Polícia de Pando, coronel Mario Luis Calderón. Nela estão firmados os seguintes temas:

1º Cooperação sobre investigações de delitos

2º Entrega de presos na fronteira

3º Luta conjunta contra a delinquência organizada

4º Informação sobre tráfico de pessoas

5º Informação sobre tráfico de substâncias regulamentadas

6º Coordenação nos controles fronteiriços

7º Restituição de veículos roubados/furtados

8º Cooperação em fatos que envolvam funcionários policiais

9º Relacionamento social entre as polícias

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter