Novas tecnologias no cultivo da seringueira aumentam a produção do látex

Sete anos, esse é o período para iniciar a extração do látex de seringueiras a partir de clones. O fato que tem chamado a atenção dos produtores iniciou com o Programa de Florestas Plantadas do governo do Estado, construída por meio da iniciativa de instituições como a Embrapa e a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

O objetivo é de incentivar agricultores familiares a investirem no plantio de seringueiras utilizando as novas tecnologias, como também o consórcio com outras culturas (café, cupuaçu, banana etc). As mudas são distribuídas pelo programa de governo, assim como o serviço de mecanização para destoca e gradagem, além de assistência técnica.

A estimativa de produção dessa variedade é de 1.500 a 1.700 quilos por hectare. O Florestas Plantadas iniciou em Xapuri com o objetivo de atender a demanda das fábricas de camisinha, já instalada, de bolas ecológicas e de GEB – em instalação, além de reflorestar áreas que sofreram ação humana.

O Programa Florestas Plantadas vai trabalhar com dez mil hectares de área plantada até 2020, com agricultores familiares e extrativistas. Em cada hectare serão plantadas 550 mudas de seringueira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter