Novas medidas emergenciais: trânsito no Centro da capital é fechado

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 3, na Casa Rosada, o governador Tião Viana se reuniu, com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para tratar das novas orientações e medidas emergenciais a serem adotadas em Rio Branco. Com o Rio Acre na marca de 18,11 metros, a principal medida é a interdição do Centro da cidade para veículos de passeio, sendo permitido a partir das 12 horas apenas o tráfego de veículos grandes de apoio e ônibus. A Quarta Ponte também será interditada.

Quarta Ponte da capital também será interditada (Foto: Secom)
Quarta Ponte da capital também será interditada (Foto: Secom)

“É necessário orientar que o comércio suspenda temporariamente as vendas no Centro de Rio Branco, ao passo que o Detran, em conjunto com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito [RBTrans], já inicie uma nova operação para reorganizar o trânsito na capital”, informou o governador.

Segundo o diretor-geral do Detran, Gemil Salim de Abreu Júnior, o comércio ocasiona um grande fluxo de carros e pessoas, o que dificulta o trabalho de socorro às famílias atingidas pela alagação.

A preocupação maior do governo atualmente é com a captação e tratamento de água na capital. A partir de 18,20 metros de cheia do Rio Acre, o Departamento de Pavimentação, Água e Esgoto (Depasa) considera que haverá uma redução significativa na capacidade de funcionamento da Estação Tratamento de Água (ETA-2). “Essa é nossa maior preocupação atualmente: manter o abastecimento de água da capital em pleno funcionamento”, reforçou o governador Tião Viana.

Detran e Rbtrans indicam mudanças no trânsito

(Foto: Secom)
RBTrans destaca que é importante que os condutores sigam as orientações indicadas pelas autoridades (Foto: Secom)

O Detran e a RBTrans trabalham em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), ações que priorizem o atendimento à população. Para isso, alguns trechos como a Avenida Ceará, entre a sorveteria Pinguim e o Centro, e a Rua Floriano Peixoto que dá acesso ao bairro da Base, serão interditados. A interdição segue ainda, pela Avenida Getúlio Vargas até o Colégio de Aplicação, se estendendo à Avenida Brasil, que segue do Terminal Urbano até o Sesc do Centro.

“Nos locais interditados, só terão acesso ao tráfego ônibus, caminhões de socorro, de transporte de alimentos, segurança pública e veículos que estejam prestando auxilio, devidamente identificados”, explicou Gemil.

Sobre o tráfego de ônibus

O superintendente da RBTrans, Nélio Anastácio, informou que as frotas do transporte urbano não serão reduzidas na capital, e é importante que os condutores sigam as orientações indicadas pelas autoridades.

“A partir deste momento todos os condutores que precisarem acessar o Segundo Distrito devem fazer esse percurso pela Via Verde, pois o trânsito na [Avenida] Ceará está ficando impraticável”, ressaltou o superintendente.

O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Ricardo Brandão, também reiterou que os trabalhos de segurança serão intensificados e o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) trabalha de maneira reforçada.

Ponto facultativo até sexta-feira

Em razão das mudanças e novas medidas adotadas, o governador decidiu estender os decretos de ponto facultativo no estado até sexta-feira, 6. Apenas serviços essenciais, como nas áreas de saúde e segurança, serão mantidos neste momento.

O Instituto Federal do Acre (Ifac) também anunciou, nesta terça-feira, 3, a suspensão das aulas nesta semana.

Crédito

Representantes da Caixa Econômica Federal também estiveram presentes à coletiva e anunciaram a pausa na cobrança de empréstimos e financiamentos de até 60 dias para pessoas física na modalidade CDC e crédito consignando. Para os empresários, a negociação das dívidas será feita a partir da situação de cada um, mas a Caixa já está oferecendo novas linhas de crédito e renegociação dos juros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter