Já estão em Rio Branco cerca de duas mil toneladas de equipamentos para serem integrados ao novo sistema de captação da ETA 2. As novas bombas chegaram nesta terça-feira, 18, por volta das 21 horasm em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Os equipamentos foram encaminhados diretamente à estação de captação, próximo a 3ª ponte sobre o Rio Acre, onde o sistema estava preparado para receber as bombas, os tubos PVC 250 mm e materiais diversos. A instalação dos equipamentos foi feita durante a madrugada de quarta, 19, e continua até que o sistema esteja completamente montado e testado.
De acordo com Felismar Mesquita, superintendente do Depasa Rio Branco, a estação de captação está sendo adequada para um novo sistema. “Os equipamentos fazem parte de um conjunto motor de bombas flutuantes que nos garante uma captação eficaz durante toda a estiagem”, disse Felismar Mesquita.
Com a ativação da bomba, o sistema deve recuperar 100% da produção da captação e volta a operar com a capacidade de 100 litros por segundo. “Mesmo com a regularização do sistema, a operação com carros-pipas nos bairros vai continuar como apoio, até que o sistema alcance a capacidade suficiente para atender todas as redes domiciliares”, ressaltou Mesquita.
Pela segunda vez no ano de 2012, a equipe da Força Aérea Brasileira retornou ao Acre exercendo serviços de apoio à população rio-branquense. “Para a FAB, é sempre um prazer ajudar a população acreana, até porque é uma das nossas funções constitucionais, e sempre que precisar estaremos prontos para apoiar a população no que for necessário”, disse o major Rasteli, da FAB.