Nova turma de Educação Ambiental é formada pela SEE

A formação tem o propósito de transformar a escola em espaço de educação sustentável (Foto: Dionízio Bertolino)
A formação tem o propósito de transformar a escola em espaço de educação sustentável (Foto: Dionízio Bertolino)

A formação tem o propósito de transformar a escola em espaço de educação sustentável (Foto: Dionízio Bertolino)

Formar multiplicadores em escolas de educação básica da rede pública para a temática da sustentabilidade humana e ambiental, na modalidade à distância. Este é o objetivo do curso de aperfeiçoamento Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e Com-Vida, que foi encerrado na última sexta-feira, 25, no auditório do Centro de Ensino de Línguas. O curso é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Esporte e a Universidade Federal de Ouro Preto.

A formação tem o propósito de transformar a escola em espaço de educação sustentável. No Acre, a iniciativa acontece desde 2010. Para a primeira turma foram oferecidas 30 vagas em Rio Branco.

Nesta segunda etapa foram ofertadas 200 vagas, distribuídas nos polos de Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri e Rio Branco. Na turma de Rio Branco 16 alunos/professores e gestores concluíram com sucesso, beneficiando 11 escolas.

Para o Secretário Estadual de Educação e Esporte, Daniel Zen, o curso Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e Com-Vida faz parte do pilar da valorização profissional, responsável pelos bons resultados da política de educação no estado do Acre.

“O curso trabalha perspectivas fundamentais de conscientização que visam fazer com que as escolas sejam autossustentáveis. Com a formação, gestores e professores irão deixar sua contribuição como cidadãos mais conscientes da preservação ambiental. Isto só vem a somar com o bom trabalho que já vem sendo realizado nas escolas, pois iremos contar com capital intelectual sustentável que vai mudar a realidade das escolas”.

Representando a Escola Georgete Eluan Kalume, que desenvolve um projeto na área ambiental e será uma das representantes da Secretaria de Educação e Esporte na Feira da Sustentabilidade, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de junho, em Rio Branco, a diretora Nilda Sousa, relatou que pensar em sustentabilidade representa tornar pessoas conscientes e comprometidas com a causa. “É maravilhoso ver os bons resultados empreendidos por meio de ações como essas”.

Sobre o curso

O curso iniciou em novembro de 2011 estendendo-se até o mês de abril deste ano, perfazendo um total de 120 horas, distribuídas entre atividades online, presenciais e práticas realizadas nas escolas onde os cursistas são lotados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter