Nova alternativa de forrageira será apresentada na Embrapa/Acre

A nova cultivar de Panicum maximum tem boa tolerância ao solo amazônico (Foto: Assessoria Embrapa)
Nova cultivar de Panicum maximum tem boa tolerância ao solo amazônico (Foto: Assessoria Embrapa)

Será apresentada na Embrapa/Acre, nesta quarta-feira, 18, às 8h30, a nova cultivar de Panicum maximum, a BRS Zuri. Com boa tolerância aos solos encharcados, comuns na maioria da Amazônia, a forrageira é indicada como mais uma opção para diversificar e intensificar o sistema produtivo. As características e vantagens da gramínea serão apresentadas ao público durante dia de campo em Rio Branco. 

A Panicum maximum apresenta alto grau de resistência à mancha das folhas, causada pelo fungo Bipolaris maydis, e a forrageira pode ser uma alternativa em substituição ao Tanzânia em propriedades atingidas pelo fungo. A alta resistência à cigarrinha-das-pastagens é outra característica da nova cultivar. 

De acordo com o pesquisador da Embrapa Acre, Carlos Maurício Andrade, a produtividade da nova forrageira é superior a do Tanzânia, um dos materiais mais difundidos nas pastagens brasileiras. “É um capim ideal para sistemas intensivos, com alto rendimento, valor nutritivo e palatável para o gado. No Acre, o aumento da produção animal em pastagem da BRS Zuri alcançou 890kg de peso vivo por ano, cem quilos a mais que a cultivar Tanzânia”, afirma.  

As avaliações

As avaliações para seleção da nova cultivar foram coordenadas pela pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Liana Jank, e foram realizados experimentos em Mato Grosso do Sul, Brasília, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e no estado acreano – onde as pesquisas foram iniciadas em 2002. 

“No Acre, o fator mais interessante é a alta tolerância ao encharcamento do solo, porque chove muito e os solos são de baixa permeabilidade. Além disso, não registramos ataques severos de pragas e doenças na região”, diz Andrade. 

As sementes serão comercializadas pelas empresas que compõem a Associação para Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras, Unipasto (www.unipasto.com.br). 

Dia de campo para recomendação da cultivar BRS Zuri para o Acre

Data: 18 de junho, quarta-feira

Local: Embrapa Acre – BR 364, Km 14 (saída para Porto Velho) 

Horário: 8h30

Inscrições gratuitas e no local

Informações: acre.eventos@embrapa.br ou (68) 3212-3401