Nova ala de enfermaria do Pronto-Socorro oferecerá melhores condições de atendimento a população acreana

A missão de comandar a maior porta de entrada de casos de urgência e emergência do Acre, referência para todo o estado, incluindo cidades amazonenses e de fronteira, tem movido o governo a investir alto na otimização dos serviços, aquisição de equipamentos e expansão de leitos do Pronto-Socorro.

A inauguração da nova do novo prédio de enfermaria será nesta segunda-feira 04. Foto: Neto Lucena/Secom.

Após quase uma década de espera, a obra de verticalização imponente de um prédio moderno com cinco pavimentos foi entregue em apenas sete meses de gestão, em 2019. Nesta segunda-feira, 4 de abril, o governo entregará mais uma ala de enfermaria contendo 120 novos leitos, totalizando 374 na unidade Hospitalar. O valor do investimento é de R$ 6,5 milhões, fruto de recursos próprios e operações de crédito.

“Com a continuação das obras de ampliação do PS, o governo do Estado reafirma seu compromisso em avançar cada vez mais, proporcionando ao povo acreano uma saúde de qualidade. Nossa missão é fazer com que o servidor sinta prazer ao trabalhar e que a sociedade sinta confiança nos nossos serviços, dando-nos credibilidade no que tange os atendimentos em saúde da área de urgência e emergência do hospital”, destacou a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano.

Serão entregues 120 novos leitos de enfermaria. Foto: Neto Lucena/Secom.

Atendimento humanizado

Um dos grandes desafios da saúde pública é dar dignidade durante o processo de passagem do paciente na unidade hospitalar. A média de atendimentos de urgência e emergência no PS, é de 200 pessoas por dia e 6 mil ao mês. Com a chegada dos novos leitos de enfermaria, a demanda de atendimentos tenderá a ser desafogada, evitando assim a superlotação nos corredores e melhorando a capacidade de atendimentos sem longas filas de espera.

Novos equipamentos

Desde a entrega da verticalização em 2019, o governo tem investido na aquisição de equipamentos modernos para fortalecimento de sua estrutura e substituição dos aparelhos mais antigos. Só durante a pandemia, foram abertos 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), completamente aparelhados, totalizando 20 leitos. Também foram adquiridos aparelhos de ultrassom digital, aparelho de endoscopia, raio-x, aparelhos de lavanderia e substituição dos aparelhos utilizados para esterilização de materiais e artigos médico-hospitalares, com duas novas autoclaves.
A nova ala de enfermaria será entregue totalmente mobiliada.

Valorização do servidor

As equipes que trabalharão nos novos leitos do Pronto Socorro estão passando por cursos de capacitação profissional. O objetivo é qualificar enfermeiros e técnicos de enfermagem para o atendimento de pacientes ortopédicos, neurológicos e cardiológicos. Alguns desses profissionais foram remanejados do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), que nesta semana, finalizou os atendimentos de pacientes com covid  e passará a atuar nos seus atendimentos de origem.

O hospital conta atualmente com 1.152 profissionais de saúde atuando na linha de frente e retaguarda dos atendimentos de urgência e emergência do estado. Com o aumento do efetivo, em um espaço amplo, novo e climatizado, os servidores poderão trabalhar com maior tranquilidade, comodidade e eficiência.

“Eu costumo dizer que o Pronto-Socorro é o coração da saúde do Estado, pois recebemos pacientes não só daqui mas também de outras localidades. Expandindo os espaços, não só a população está sendo beneficiada, mas os próprios funcionários que passam a ter mais suporte e estrutura para trabalhar. Isso não deixa de ser um tipo de valorização e estamos felizes por mais essa conquista”, destacou a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador do Pronto-Socorro, Josiana Bezerra.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter