Nota pública sobre a suspensão temporária do exame de mamografia

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e do Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), informa que o serviço de mamografia nas dependências do Cecon serão suspensos entre o dia 27 de abril e 15 de maio, em virtude da instalação do novo equipamento de mamografia na unidade.

O equipamento é totalmente digital, e dispensa o uso de produtos químicos para a revelação das imagens, que também vão ter maior qualidade.

Em 2021, o Cecon realizou cerca de 2.800 mamografias, e com o novo aparelho poderá ser feita a ampliação no número diários de atendimento, que passam a ser 40.

As mulheres a partir de 40 anos podem fazer o procedimento da mamografia, que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde, para a detecção precoce de lesões precursoras do câncer de mama.

O agendamento da mamografia pode ser realizado em qualquer unidade básica de saúde após preenchimento da requisição pelo profissional de saúde, e o resultado é entregue 30 dias após o exame, que é rápido e pouco invasivo.

Carina Hechenberger Souza

Gerência de Assistência à Saúde do Cecon

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter