Nota Pública

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), vem a público informar que:

1- Por volta das 21h30 do domingo, 5, o Complexo Penitenciário de Rio Branco registrou o falecimento do detento Raimundo Morais de Souza, 40 anos, que se encontrava em isolamento preventivo juntamente com outros quatro presos na cela 27 do pavilhão A;

2- Ao verificar o ocorrido, os policiais penais de plantão indagaram os detentos sobre o que havia acontecido. Estes informaram ter ceifado, propositalmente, a vida de Raimundo Morais em virtude do crime do falecido ter sido em desfavor de uma menor e por, também, tê-los enganado dizendo ter tabaco e trocar pelos alimentos dos demais colegas de cela quando, na verdade, tinha apenas um saco com um material de cor preta que aparentava ser tabaco.

3- O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e esteve no local, mas foi possível apenas constatar a morte do detento. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) também compareceu para realização de perícia e procedimentos de praxe.

4- Diante dos fatos, o Iapen busca contato com a família de Raimundo Morais de Souza para informar sobre o ocorrido e prestará todo o amparo estabelecido em lei. Também se solidariza, manifestando pesar pela perda repentina, desejando que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de dor.

5- O Iapen destaca que, de acordo com o Observatório de Análise Criminal do Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público do Acre, há 179 dias não se registrava morte no Sistema Prisional do Acre.

6- Por fim, o Iapen informa que acompanhará toda a investigação necessária para a devida elucidação do crime.

 

Rio Branco – Acre, 6 de dezembro de 2021.

 

Arlenilson Cunha

Presidente do Iapen

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter