Nota Pública

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), diante do evento ocorrido na Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, na manhã deste sábado, 4, vem a público informar que:

1. Por volta das 8h deste sábado, 4, os policiais penais escalados na Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, informaram aos presos do bloco 7 que não haveria visita devido à alteração no cronograma de visitação. Ao receberem a notícia, os detentos começaram a bater nas grades, o que instigou os presos dos blocos 3, 4 e 8 a fazerem o mesmo.

2. Diante da situação, os profissionais acionaram o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) e a guarnição da Polícia Militar, que juntamente com a equipe de plantão contiveram o princípio de motim.

3. Quanto aos procedimentos adotados, informamos que estes ocorreram dentro dos padrões de segurança e que apenas um detento com ferimento leve na perna foi conduzido ao Pronto Socorro da cidade.

4. No tocante aos danos ocasionados pelos presos nas celas, seis delas foram danificadas, no entanto superficialmente, o que não coloca em risco a estrutura de segurança do presídio.

 

Rio Branco – Acre, 4 de dezembro de 2021.

 

 

Arlenilson Cunha
Presidente do Iapen

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter