Biblioteca da Floresta

Nota Pública

Em resposta às notícias veiculadas quanto ao fechamento da Biblioteca da Floresta, a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) informa a população que a biblioteca se encontra fechada para atendimento ao público desde novembro de 2018, por conta de problemas estruturais não solucionados na antiga gestão. Parte dos ambientes, como o auditório, chegaram a ser fechados para o acesso público antes mesmo disso, mantendo seu funcionamento parcial até então.

O Estado trabalha em um projeto de reforma, reprogramando alguns pontos específicos do projeto original de arquitetura do espaço, que se demonstraram inviáveis para a região onde está situada, e resolveu manter o seu fechamento provisório até que se iniciem as obras de recuperação.

Apesar do fechamento para o acesso ao público pelas razões supracitadas, todos os bens, patrimônios e acervos pertencentes a biblioteca, inclusive os espaços físicos de memória, encontram-se integralmente preservados, contando ainda com uma equipe de servidores responsáveis por sua curadoria e preservação.

Rio Branco, 31 de maio de 2021.

Manoel Pedro de Souza Gomes
Presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour