Nota Pública

O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), vem a público informar que:

1. Durante a manhã desta sexta-feira, 14, foi realizado um procedimento de inspeção geral na Unidade de Regime Fechado nº 01 de Rio Branco, também conhecida como Chapão, onde foi constatado e frustrado um plano de fuga em massa.

2. O procedimento se deu como fruto de investigação da equipe de segurança da unidade, pelo qual foi identificado que o plano de fuga seria concretizado no domingo, 16, durante o retorno da visita familiar.

3. Ao longo da revista, os policiais penais de plantão encontraram celas danificadas, juntamente com escadas artesanais, cordas artesanais do tipo “tereza” e objetos cortantes.

4. Desta forma, a equipe gestora do Iapen deliberou sobre a necessidade de preservar vidas e evitar que familiares não sejam utilizados como escudos em uma possível rebelião, primando ainda pela segurança geral da unidade e manutenção da ordem e disciplina.

5. Assim, considerando o Parágrafo Único do artigo 41 da Lei 7.210/1984, que preconiza que o direito de visita do cônjuge, companheira, parentes e amigos poderá ser suspenso ou restringido mediante ato motivado do diretor do estabelecimento, a equipe decidiu que ficam suspensas por 15 dias as visitas íntimas e  de familiares na Unidade de Regime Fechado nº 01 de Rio Branco (pavilhões G, H, I, J, K e L) com foco no restabelecimento do padrão mínimo de segurança.

Rio Branco – Acre, 14 de agosto de 2020

Arlenilson Cunha
Presidente do Iapen

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter