Instituto de Administração Penitenciária do Acre esclarece procedimentos adotados após a fuga de presos do Complexo Penitenciário da Capital. Dos nove fugitivos, sete já foram capturados pela polícia. As buscas continuam
O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), visando esclarecer os procedimentos adotados após a fuga de presos do Complexo Penitenciário da capital, vem a público informar que:
1 – Dos sete presos que efetivaram a fuga na segunda-feira, cinco já foram encontrados pela polícia e reencaminhados à Unidade de Recolhimento Provisório (URP/RB), sendo que os líderes do movimento foram colocados em celas isoladas. Para apurar os fatos, o diretor-presidente do Iapen, Henrique Corinto, determinou a instauração de procedimento de sindicância para investigar os fatos ocorridos e tomar as providências cabíveis.
2 – Nova fuga de dois presos, que estavam recolhidos na Unidade de Saúde do Complexo Penitenciário da Capital, foi registrada na terça-feira, sendo que um deles já foi recapturado. No mesmo sentido, foi determinada a instauração de Processo Administrativo Disciplinar visando apurar a conduta do agente penitenciário que fazia a vigilância do referido posto de serviço.
3 – Por fim, o Instituto de Administração Penitenciária e a Secretaria de Estado de Segurança Pública reafirmam o empenho das polícias Civil e Militar, que estão trabalhando de forma integrada nas buscas dos três foragidos.
Henrique Corinto
Diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre