A direção técnica do Hospital João Câncio Fernandes (HJCF), de Sena Madureira, no uso de suas atribuições legais, resolve emitir Nota de Esclarecimento quanto às matérias veiculadas pela imprensa sobre a suposta falta de médicos para atendimento no mês de dezembro:
– Houve um equivoco notório no que diz respeito ao teor das declarações contidas nas matérias em questão, no sentido de afirmarem veementemente que não haverá médicos, por nove dias, na escala do mês de dezembro. Assim, informamos que a escala de dezembro ainda não foi elaborada, sendo, por conseguinte, impossível afirmar ou prever a falta de profissionais médicos nesse período.
– No que concerne à escala dos meses anteriores e de novembro, temos, diariamente, 2 (dois) médicos, plantonistas de 24 horas, bem como 1 (um) médico de sobreaviso, garantindo, assim, eficiência e qualidade das ações do governo do Estado, em consonância com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). É importante frisar que a equipe médica deste hospital vem trabalhando com afinco para oferecer um serviço de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
– É de total relevância e plausível a reivindicação do Sindicado dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), no tocante às contratações de novos profissionais, como forma garantidora do aprimoramento na qualidade dos serviços de especialidades junto à Sesacre. Assim, o governo do Estado, por meio da Sesacre, já tomou todas as medidas e precauções pertinentes aos casos em questão. Exemplo disso é o concurso público para contratação efetiva de médicos e enfermeiros, entre outros profissionais, com provas a serem realizadas em dezembro próximo, entre diversas outras ações em prol da saúde da população.
Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição para quaisquer novos esclarecimentos.
Sena Madureira – Acre, 25 de novembro de 2013
Jose Hassem Hall Neto
Diretor Técnico HJCF