A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Divisão de Material Médico Hospitalar, esclarece que possui um controle rígido de todos os insumos que entram e que deixam o órgão, inclusive por meio das notas fiscais.
Em resposta a reportagem sobre morador que teria encontrado Material Médico Hospitalar em lixo de uma região da cidade de Rio Branco, a Divisão de Material Médico Hospitalar não pode ser responsabilizada pelo que fazem com os materiais, depois que estes são retirados para as unidades.
Mas destaca que nenhuma das marcas mencionadas na referida reportagem faz parte dos seus lotes disponíveis. De qualquer modo, começou uma averiguação para saber se eles podem pertencer a alguma remessa muito antiga de materiais adquiridos.
A Divisão de Material Médico Hospitalar ressalta ainda que, muitas vezes, comete excessos de zelo no processo de aquisição e na distribuição dos produtos médico hospitalares, justamente para evitar transtornos tanto para o setor quanto para as unidades que precisam de seus serviços.
Rio Branco, AC, 20 de agosto de 2020
Rossana Spiguel
Diretora interina da Divisão de Gestão de Medicamentos e Material Médico Hospitalar, da Sesacre