Nos Telecentros do Acre usuários aprendem como usar redes sociais da Internet

Ferramentas como Orkut, twitter, Facebook e Myspace podem ser importantes no aprendizado, desde que usados com cautela

telecentro_01.jpg
telecentro_03.jpg

Rede de Telecentros integra ações do Floresta Digital e oferecem acesso gratuito e orientado à internet (Foto: Divulgação)

O Twitter é a rede social que mais cresce na internet. Nele, você pode publicar mensagens instantâneas de até 140 caracteres, divulgando notícias, informação e compartilhando experiências. Para quem gosta de fazer amigos e participar de fóruns de discussão, o Orkut é outra rede social indicada, já acumulando usuários do mundo inteiro. Além destes, Facebook, Myspace, Youtube, Blog, entre outras ferramentas virtuais ganham cada dia novos adeptos dessa imensa rede de relacionamentos virtuais. Mas, como usar essa ferramenta de forma adequada e sem prejuízos? É esse debate que está movimentando os Telecentros do Acre, com oficinas promovidas para usuários de todas as unidades do Comunidade Digital.

Segundo a coordenadora dos Telecentros, Alessandra Meireles, desde que o Governo do Estado lançou o programa Floresta Digital – um programa para universalização do acesso à informação que levará acesso livre e gratuito à Internet para cidadãos em todo o Acre – as redes de relacionamento foram liberadas para os usuários. Mas houve uma preocupação em alertar para os riscos desse uso sem cautela. Nesse sentido, um calendário de oficinas foi elaborado para que os jovens aprendessem a usar de forma consciente esses meios de comunicação online.

“Quando tomados certos cuidados, essas redes de relacionamento podem ser úteis no sentido de compartilhar informações, fazer amigos, manter contato. Mas infelizmente existem pessoas mal intencionadas, por isso, nossos monitores alertam para que os usuários tomem cuidado ao postarem fotos na internet – pedimos que não compartilhem com todo mundo, principalmente as garotas, e até para que não conversem com estranhos, apenas com amigos”, explica Alessandra.

As oficinas duram em média 5 dias. As pessoas interessadas em utilizar a internet nos Telecentros devem participar dessa capacitação e, segundo a coordenadora, o calendário de oficinas é bem flexível e basta haver demanda para que sejam realizadas.

O jovem Antônio José, de 11 anos, participou do curso e gostou. “Eu gostei daqui porque eu nem sabia mexer em um computador. Agora eu aprendi e já sei acessar email e tudo mais”.

Assim como ele, o estudante Demésio, de Cruzeiro do Sul, também foi aluno do Telecentro. “Através desse curso eu pude aprimorar meus conhecimentos, aprendi a mexer no meu email e orkut, e eu espero que sempre possa ter oficinas assim aqui”.

No Acre, o Governo do Estado instalou Telecentros nos 22 municípios, sendo que em Rio Branco já estão em funcionamento 11. Para saber mais sobre os telecentros e o programa Floresta Digital, acesse: http://www.florestadigital.acre.gov.br/