No último dia da Expoacre 2023, Viveiro da Floresta doa cinco mil mudas de plantas

No último dia da Expoacre 2023, o Viveiro da Floresta, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), realizou a doação de cinco mil mudas de plantas para as pessoas presentes na feira.

Secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas participou da entrega de mudas de plantas neste domingo, 6. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

No total, foram doados 46 tipos de espécies de plantas frutíferas e nativas. Entre as mais procuradas estavam: banana, castanheira, eucalipto, graviola, jaca, ipê roxo, ipê rosa, ipê amarelo, ipê branco, açaí, cumaru ferro, jatobá, buriti, mulateiro, gergelim e bacaba.

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, explicou que o viveiro realiza essa doação à população ao final da Expoacre há alguns anos, como parte de uma ação de conscientização ambiental.

“O Viveiro da Floresta atende, principalmente, o Programa de Regularização Ambiental [PRA] do estado, mas também atendemos demandas espontâneas da comunidade. Nessa ação especial aqui na Expoacre, queremos fazer essas doações como uma maneira de contribuir para cada pessoa que vai receber e fazer sua parte para preservar e conservar o meio ambiente”, disse.

Silvia Araújo foi pegar mudas para arborizar uma praça em Manoel Urbano. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

Silvia Araújo fez questão de pegar as mudas e afirmou que elas já têm um destino certo. Ela pretende arborizar a Praça Edmilson Mendes de Araújo, que fica em Manoel Urbano.

“Peguei mudas de ipê amarelo, rosa, roxo e branco. Vou arborizar a praça, que foi recém-inaugurada com o nome do meu pai, Edmilson Mendes de Araújo, o primeiro prefeito do município”, afirmou.

Estrutura do Viveiro da Floresta foi montada na Expoacre. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

Sobre o viveiro

O Viveiro da Floresta tem uma produção instalada de aproximadamente 1 milhão de mudas por ano. No local, também funciona a Biofábrica Clones da Amazônia e ambas as unidades de produção de mudas atendem todo o Estado do Acre.

Com uma produção média anual de 500 mil mudas, a maior parte é destinada às ações de fomento do PRA/Acre, por meio de reflorestamento com sistemas agroflorestais (SAFs), atendendo também pequenos produtores rurais da agricultura familiar de maneira gratuita.

Viveiro da Floresta na Expoacre foi um dos espaços mais visitados no estande Caminhos para a Sustentabilidade. Foto: Alexandre Cruz-Noronha.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter