No Lide Brasil, vice-governadora Mailza Assis apresenta estratégias e resultados da política econômica do Acre na geração de emprego e renda

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, apresentou no painel “Desenvolvimento Regional gerando emprego e renda”, na 23ª edição do Fórum Empresarial Lide, considerado o mais representativo encontro empresarial do Brasil, nesta sexta-feira, 16, no Rio de Janeiro, resultados da política econômica do governo do Estado na geração de emprego e renda.

Debate reuniu 11 governadores de diferentes estados brasileiros para discutiu políticas públicas eficazes para impulsionar o crescimento econômico. Foto: Evandro Macedo/Lide

O debate, que reuniu 11 governadores de diferentes estados brasileiros, discutiu a importância de políticas públicas eficazes para impulsionar o crescimento econômico e evidenciou a diversidade de estratégias adotadas pelos estados brasileiros para promover o crescimento econômico, com foco em educação, inovação, sustentabilidade e parcerias público-privadas.

Fórum Empresarial Lide reuniu autoridades e empresários. O evento é considerado o mais representativo do setor produtivo. Na 23ª edição, mais de 300 líderes empresariais estiveram presentes. Foto: Evandro Macedo/Lide

Mailza destacou alguns dos avanços conquistados na gestão, como a ampliação dos serviços digitais do governo, a modernização de escolas, a distribuição de tablets, o reforço da merenda escolar, a adoção do mesmo material didático para mais de 145 mil alunos da rede pública estadual (o mesmo utilizado pelas grandes redes de ensino privado) e a Agenda Acre 10 Anos.

Mailza mencionou a rota do Quadrante Rondon, principal acesso ao Oceano Pacífico pelo Acre. Foto: Evandro Macedo/Lide

Mailza mencionou também que a rota do Quadrante Rondon, principal acesso ao Oceano Pacífico pelo Acre, como “Rota Celeiro do Brasil”, que ligará Rondônia e Acre ao portos de Lima, no Peru, é a saída para acesso aos portos chilenos e novos negócios com China e a Índia, e a alternativa que empresários brasileiros estão procurando para a oportunidade de escoar a produção do Norte.

Outro exemplo de sucesso apresentado vem  dos avanços dos serviços digitais do governo como forma de facilitar a vida do cidadão por meio da ampliação de serviços, e fortalecimento da transparência na gestão.

Isso permitiu ao Acre alcançar a segunda posição entre todos os estados do país no prêmio de gestão pública digital.

“Convidei os governos, investidores, empresários e os brasileiros em geral a conhecer o nosso Acre e investir em suas potencialidades. Importante essa integração, ao mesmo tempo que levamos e também conhecemos políticas de outros estados que podemos adotar na nossa região. Estamos determinados em assumir um papel de destaque na criação de oportunidades e geração de emprego e renda com novas parcerias”, enfatizou.

Acre e seus avanços econômicos 

O ano de 2023 foi um marco para o Acre. Foram criadas  4.562 novas vagas de emprego formais, e contratados mais de 3,3 mil novos trabalhadores para o serviço público.

Uma iniciativa que tem feito a diferença é o Programa de Compras Governamentais, o Comprac. Desde sua implementação, em 2022, tem facilitado a participação de micro e pequenas empresas locais em licitações governamentais. Ao priorizar fornecedores locais, o Comprac tem incentivado o crescimento dos negócios regionais, gerado empregos e aumentado a renda nas comunidades.

No campo do empreendedorismo, o estado também tem se destacado. Recentemente, ficou em 2º lugar no ranking nacional de saldo de empregos gerados por pequenos negócios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados apontam que no primeiro semestre de 2024, foram criadas 2.420 novas vagas, demonstrando a vitalidade do setor e a eficácia das nossas políticas de apoio ao empreendedorismo.

A abertura do segundo dia de conferência contou ainda com a presença dos ministros Ricardo Lewandowski, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os assuntos em pauta foram institucionalidade, democracia e segurança jurídica.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, palestrou no painel “Institucionalidade, Democracia e Segurança Pública” e abordou a necessidade urgente de modernização das instituições brasileiras diante dos desafios contemporâneos. Foto: Evandro Macedo/Lide

À tarde, Mailza participou dos painéis “Os caminhos da inovação, tecnologia e da inteligência artificial”, “O impacto da transição energética para a evolução da qualidade de vida nas cidades” e  “A economia do Brasil e sua atratividade para investimentos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter