Hospital realiza simulação de atendimento a pacientes com coronavírus

Para garantir a segurança dos pacientes e profissionais da unidade, o Hospital da Mulher e da Criança do Juruá realizou nesta quinta-feira, 23, nas dependências da unidade, uma simulação de atendimento para pacientes acometidos pela Covid-19 e, principalmente, mulheres grávidas que forem contaminadas pelo vírus que venham a ser internadas na maternidade de Cruzeiro do Sul.

Durante a simulação, foi utilizado todo material de Equipamento de Proteção Individual (EPI) que, em sua maioria, foi confeccionado por uma profissional da unidade Foto: Cedida.

“A direção da unidade realizou uma simulação realística de atendimento a pacientes com suspeitas de contágio da Covid-19. Essa simulação servirá para experimentação e ajuste no protocolo de atendimento”, destacou a diretora-executiva da Secretaria de Estado de Saúde, Raquel Batista.

O treinamento foi direcionado aos servidores da recepção, acolhimento, classificação de risco, centro obstétrico, centro cirúrgico e demais setores da unidade, com a presença de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas e demais profissionais. Durante a simulação, foi utilizado todo material de Equipamento de Proteção Individual (EPI) que, em sua maioria, foi confeccionado por uma profissional da unidade.

“Na oportunidade, os profissionais puderam escutar as rotinas preconizadas nos manuais que foram elaborados obedecendo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Durante a realização da simulação foi possível verificar os pontos onde é preciso melhorar o atendimento, bem como propiciar aos servidores a oportunidade de colaborarem com a melhoria nas rotinas da unidade”, explicou a gerente de enfermagem, Milagros Isabel Arista.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem receberam também neste mês um treinamento sobre paramentação de equipamento de proteção individual e desparamentação Foto: cedida

“Com essa simulação, estamos dando uma melhor preparação para que, caso aconteça alguma situação de atendimento com relação a Covid-19, nossos servidores estejam mais seguros e preparados, para que não venha acontecer a contaminação dos servidores, que são nossos guerreiros e que estão na linha de frente da unidade”, destaca o gerente-geral do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, Rafael Gomes.

Preparação

O Hospital da Mulher e da Criança do Juruá vem se preparando há algum tempo para receber, se necessário, grávidas com suspeita da Covid-19. Entre os dias 7 e 10 de março houve uma orientação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) com relação à prevenção ao coronavírus. Já no dia 17 ocorreu um treinamento com profissionais de saúde. Em 20 de março, foi elaborado o controle de distribuição de EPI de acordo com padrão da unidade.

No mês de abril também estão ocorrendo atividades. No dia 13, a gerência da unidade se reuniu com a enfermagem para organizar o fluxo de atendimento. Nos dias 14 e 15 enfermeiros e técnicos de enfermagem receberam um treinamento sobre paramentação de equipamento de proteção individual e desparamentação. E no dia 21 foi apresentado o fluxograma à enfermagem para atendimento de gestantes da pandemia Covid-19.

“Nós estamos do lado dos nossos servidores, para que com apoio do governo do Estado, estejamos preparados para atender e tratar da melhor forma possível, com segurança e responsabilidade. Por isso, é importante nesse momento que a nossa população tenha atenção e saiba obedecer ao decreto do governo do Estado e às orientações passadas pela prefeitura, para que possamos diminuir os riscos e evitar a contaminação em grande proporção”, enfatiza Rafael Gomes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter