No Juruá, governo e parceiros realizam dia de campo voltado à cultura da banana

Um dia de campo voltado à produção da banana foi realizado na comunidade do Rio Liberdade, em Tarauacá, neste sábado, 14, pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), em parceira com as prefeituras de Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Rodrigues Alves, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac). A ideia dos parceiros é fortalecer as cadeias produtivas e de potencial dos municípios, ofertando aos produtores capacitação para aprimorar as atividades agrícolas locais.

A ideia é fortalecer a cadeia produtiva da região. Foto: cedida

O dia marcou o início das ações do Agrojuruá TK, grupo que representa o segmento agro da regional, e levou aos produtores, em dois momentos distintos, conhecimentos teóricos e práticos sobre o manejo do plantio à colheita da banana.

“Observamos que a fruticultura, aqui representada pela cultura da banana, tem uma produção expressiva e um comércio em expansão. Por isso, é fundamental que os produtores recebam informações técnicas e orientações sobre as novas tecnologias, para que possam acompanhar a escalada do mercado e produzam o suficiente para atender às demandas”, ratificou Aldenir Lima de Menezes, titular da pasta da Agricultura, Pesca e Abastecimento de Cruzeiro do Sul.

Banana tem tido produção expressiva e comércio em expansão no Juruá. Foto: cedida

Marcos Pereira Barboza, gestor da Sepa no Juruá, pontua que toda a estrutura governamental está à disposição para que a iniciativa alcance a ousada meta de manter sempre elevados os índices de produtividade e comercialização da fruta. “Por determinação do governador Gladson Cameli e do secretário Edivan Azevedo [titular da Sepa], estamos unidos nessa missão, subsidiando os produtores no aumento da produção, visando o consumidor, que tem feito alta procura. Estamos falando de uma produção que tem mercado garantido, pois sua grande parcela é vendida para fora do estado”, observou.

Governo do Acre colocou estrutura à disposição para fortalecer ainda mais o setor. Foto: cedida

A representante do Sebrae, Laís Mapes, enfatiza a importância de parcerias que ajudam a alavancar o agronegócio no Juruá. “Quando falamos dessa região, a farinha é logo lembrada, mas a comercialização da banana vem crescendo muito. Foi quando observamos o potencial e nos unimos para fortalecer ainda mais o setor”, disse.

Também se fizeram presentes ao evento o vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso; membros de pastas dos municípios envolvidos na ação e de autarquias do governo; e parlamentares do estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter