No GovCast, secretária da Mulher apresenta planos para os primeiros 100 dias de gestão na nova pasta

A secretária da Mulher, Márdhia El-Shawwa, foi convidada para participar do podcast do governo do Acre, o GovCast, nesta terça-feira, 28. Durante o programa, conduzido pelos jornalistas Elenilson Oliveira e Diego Gurgel, a secretária discutiu a implementação da Secretaria de Estado da Mulher e compartilhou os planos para os primeiros 100 dias de gestão na nova pasta, que antes era adjunta. 

Secretária Márdhia El-Shawwa em entrevista ao GovCast. Foto: Franklin Costa/Seamd

No último dia 15, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) aprovou a criação da secretaria, proposta pelo governo estadual. A reforma administrativa entra em vigor no dia 1º de março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. Para a secretária, a iniciativa é um importante passo na luta contra a violência de gênero e representa uma grande conquista para as mulheres acreanas.

Na entrevista, Márdhia apresentou alguns projetos para ampliar os direitos e a proteção das mulheres. Uma das ações mencionadas foi o Programa Acolhe, desenvolvido pelo Instituto Avon, que oferece assistência social e hospedagem temporária para vítimas de violência e seus dependentes. Além disso, foram discutidas parcerias com gestores municipais, Saúde e Segurança Pública, e ações voltadas a mulheres em processo de ressocialização.

A titular da pasta também destacou a necessidade de continuar promovendo a conscientização sobre o tema, além da importância de denunciar casos de violência. “O ciclo de violência começa a se romper a partir da informação. É importante que mulheres nesta situação busquem a Secretaria ou qualquer outro meio especializado em oferecer toda a assistência necessária”, orienta Márdhia.

A secretária divulgou ainda uma importante medida de apoio, que é o atendimento especializado da Secretaria da Mulher. Essa rede de proteção está disponível 24 horas por dia e oferece acolhimento, orientação, apoio psicológico, social e jurídico para mulheres em situação de vulnerabilidade. Para acessar o serviço, basta entrar em contato pelo Instagram da Secretaria (@secretariadamulherac) ou pelo link disponível no perfil, que redireciona para o WhatsApp.

A transmissão do GovCast está veiculada pelo canal https://www.youtube.com/@noticiasdoacre, Facebook e na Rádio Aldeia FM 96.9.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter