No GovCast, Iapen destaca programas de ressocialização para custodiados

Não há uma forma simples para definir o processo de ressocialização social, porém o  Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) tem atuado a fim de construir possibilidades para mudar a vida dos apenados, bem como o ambiente. Para falar sobre o assunto, o presidente do Iapen, Glauber Feitoza, participou da entrevista ao GovCast, programa de podcast do governo do Acre, nesta terça-feira, 21, com os jornalistas Elenilson Oliveira e Júnior César.

“A segurança não é só o poder ostensivo, e por isso o Iapen está com vários projetos para continuar promovendo as boas práticas no sistema prisional”, destacou o presidente da pasta, Glauber Feitoza.

Glauber Feitoza, presidente do Iapen. Foto: Clebson Vale/Iapen

Com boas práticas e investindo na reintegração social, o Iapen tem trabalhado para reduzir os índices de reincidência de delitos. A exemplo disso, o Departamento de Reintegração Social coordena as ações desenvolvidas nas divisões de Assistência Social e Atenção à Família, Saúde, Escritório Social e Alternativas Penais e Assistência ao Egresso.

A partir dos programas dessas divisões, as políticas de ressocialização e cidadania somaram 27 mil atendimentos às pessoas privadas de liberdade, como meio de assistir essas pessoas.

Mutirão de saúde. Foto: Neto Lucena/Arquivo

O instituto busca parcerias para fortalecer as políticas públicas no sistema prisional, a exemplo da emissão das carteiras de identidade, mutirões de assistência jurídica, ações educacionais voltadas para a promoção da alfabetização e ingresso no ensino por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino superior e inclusão no mercado de trabalho. 

Reeducandos de Rio Branco recebem certificados de cursos profissionalizantes. Foto: Pedro Devani/Secom

Para comprovar isso, em 2022, mais de 263 apenados foram matriculados em cursos profissionalizantes. A política pública promove oportunidades e transformações para os custodiados terem acesso a novas experiências e novas perspectivas.

A transmissão do GovCast está veiculada pelo canal https://www.youtube.com/@noticiasdoacre, Facebook e na Rádio Aldeia FM 96.9.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter