No GovCast, coordenador da Emac destaca importância da música para a juventude e sociedade

“Somente a educação liberta, não tem outro caminho a não ser esse”, afirmou o coordenador da Escola de Música do Acre (Emac), Afonso Portela, em entrevista concedida aos jornalistas Elenilson Oliveira e Hadassa Hid, no GovCast, podcast do governo do Acre, desta quinta-feira, 18.

No estúdio da Rádio Aldeia, em Rio Branco, o gestor falou sobre a Emac, a importância da música para a sociedade e a vida dos jovens, o primeiro festival de música a ser realizado este ano, cuidados com a voz, Cantata de Natal e o hino acreano.

GovCast desta semana recebeu o coordenador da Escola de Música do Acre (Emac), Afonso Portela. Foto: Mariana Marrane /Ascom

Em 2023, a Emac recebeu mais de 800 novos alunos para aulas de violão, guitarra, piano, canto, bateria, percussão e até mesmo ukulelê. Ano passado, o espaço recebeu investimentos de R$ 220 mil, para aquisição de equipamentos e reformas prediais, do governo do Acre. Portela entende que esse fator foi de extrema importância, pois “a música e a arte como um todo têm um princípio socioeducativo e também um princípio socioeconômico”.

Aula inaugural contou com apresentações musicais de alunos antigos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Em outubro, a Escola deverá realizar seu primeiro festival de música. Em homenagem ao Dia Mundial da Música, celebrado no primeiro dia do mês, a instituição promoverá oficinas intensivas de música abertas ao público e concertos, com músicos convidados de todo o país. A ideia é fortalecer o ensino da música, incentivar os artistas a participar e a comunidade como um todo.

GovCast é uma realização da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Foto: Miguel França /Secom

O GovCast é uma realização da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). É transmitido em cadeia pelo Sistema Público de Comunicação, por meio da Rádio Aldeia FM e Rádio Difusora, e nas redes sociais do governo do Acre.

Para conferir a entrevista completa é só acessar o canal do governo do Acre no YouTube.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter