Cameli falou ainda sobre investimentos previstos para a segurança pública e infraestrutura, como a construção da ponte sobre o rio Acre, em Xapuri
Foi ao ar nesta segunda-feira, 14, mais uma edição do programa Fale com o Governador, em rede estadual de rádio pelo Sistema Público de Comunicação. Além do governador Gladson Cameli, a edição desta semana contou com a participação especial do deputado estadual José Bestene e da secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet), Eliane Sinhasique.
Com pouco mais de dez meses de gestão, Gladson relembrou o caos administrativo quando assumiu o governo estadual. Cameli citou que um levantamento feito apontou que da frota de aproximadamente 2,8 mil veículos oficiais, 273 automóveis estão desaparecidos.
“Pegamos um Estado quebrado. Com folha de pagamento atrasada, dívidas com fornecedores em aberto, estrutura física das secretarias danificadas, sem viaturas, sem veículos, sem combustíveis e máquinas e equipamentos desaparecidos. A polícia está fazendo uma investigação e, por conta de situações como esta, eu ainda não tenho a realidade do tamanho do rombo do Estado”, enfatizou.
Na área de Segurança Pública, o governador disse que tem visitado os prédios das instituições que integram as forças policiais e tem percebido que falta estrutura para atuação dos profissionais que são responsáveis por proteger a sociedade, sobretudo, nos municípios do interior. Cameli afirmou que o governo vai criar os centros integrados para modernizar e fortalecer a atuação das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.
“Estamos com o plano de fazer os centros integrados em todo o interior. Em Marechal Thaumaturgo, por exemplo, eu vi algo negativo e algo positivo. A negativa é em relação à estrutura precária que os policiais trabalham. Já o que me chamou atenção foi a postura de uma policial, que é uma das poucas que tem por lá e que, mesmo diante das dificuldades, vem cumprindo sua função”, argumentou.
Cameli anunciou ainda o início da operação do Grupamento Especializado em Fronteira (Gefron). A mais nova unidade a integrar a Segurança Pública do Acre atuará no combate aos ilícitos transfronteiriços, principalmente o tráfico de drogas e armas. O foco do Gefron estará nas áreas de fronteira com a Bolívia e o Peru. No próximo dia 18 de outubro, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, virá ao estado acompanhar o funcionamento do grupamento especializado.
O deputado estadual José Bestene destacou o empenho de Gladson Cameli ao liderar todo o processo de cessão de uso do novo helicóptero do governo do Acre, o Harpia 03, a custo zero para o Estado. O parlamentar assegurou que todo apoio da maioria dos deputados da Assembleia Legislativa vem sendo dado para que o governador possa fazer os investimentos necessários para melhorar a vida da população.
“Nós, parlamentares, estamos buscando a governabilidade para que você possa realizar tudo isso que você se comprometeu perante a população acreana. A economia que você está proporcionando ao tesouro estadual com a aquisição do novo helicóptero é enorme para atender os ribeirinhos e este helicóptero irá lá salvar estas pessoas”, pontuou Bestene.
Ao responder uma pergunta sobre saúde, Cameli disse que este é um dos principais desafios de sua gestão e tem feito todo o esforço possível para melhorar o atendimento na rede pública. O governador frisou ainda que tem cobrado constantemente metas e resultados de sua equipe.
“Queremos diminuir as filas cirúrgicas e dar as condições de atendimento. Estou disposto a pagar o preço e, se for preciso, vamos parar o Estado, se for pela questão financeira, e manter só a saúde. Eu estou pronto para isso e o que não dá é todo dia ficar essa mesma situação”, observou.
O governador recordou que importantes avanços foram alcançados na saúde. Um deles diz respeito à inauguração do Pronto-Socorro de Rio Branco após uma década em obras. Cameli assegurou ainda que fará a entrega, em definitivo, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) até o próximo mês de dezembro.
Questionado por um ouvinte de Xapuri sobre a construção da ponte sobre o rio Acre que ligará o bairro da Sibéria ao centro do município, Gladson garantiu que a estrutura será erguida no local. O gestor explicou que caso a obra não seja feita em concreto, a ponte será feita em material metálico, que conseguiu por meio de parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).