No Dois Dedos de Prosa, governador Binho Marques fala da Escola de Música

Obra faz parte das políticas públicas culturais do governo e associa arte e educação

No último programa Dois Dedos de Prosa, o governador Binho Marques fala da recém inaugurada Escola de Música, no bairro Tucumã, em Rio Branco. A escola, que é o antigo Centro Cultural do Tucumã, é um projeto para todos. “É uma escola pública, agora é claro que a nossa preferência é a população que mais necessita, aquele que não tem condição de pagar um curso particular. Mas o nosso grande interesse é que haja um encantamento da juventude pela música”, comenta o governador.

A música é uma linguagem universal, todo mundo se entende através dela e governo sabe que aquele que estuda música tem uma relação social melhor, ele acaba tendo uma compreensão melhor do mundo, acaba sendo uma pessoa mais sensível. “O objetivo da escola de música é fazer com que a gente tenha um jovem mais criativo, um jovem que possa participar mais do ambiente social e possa contribuir, claro, para que a gente tenha um Acre muito mais bonito, muito mais alegre”, ressalta Binho Marques.

O governador ainda lembrou da importância de ligar a música e a educação, ressaltando como a Secretaria de Educação tem integrado a arte, principalmente a música, no sistema público de ensino. “Na secretaria de educação, eu tenho conversado com a Secretária Maria Correia e a nossa posição é a seguinte, a música é muito importante na formação de uma sociedade, a lei recente da obrigatoriedade da música, não obriga ter uma disciplina de música, obriga que o ensino de artes tenha um componente da música. Isso nós já estamos fazendo, quando a gente realizou cursos para formação de professores de artes”, completa Binho Marques.

Ao final do programa, o governador lembra que para quem não conhece a Escola de Música, ela fica no Tucumã  e convida quem mora em Rio Branco, especialmente porque está pertinho, para conhecer. Binho também conta que para quem não mora em Rio Branco, a Escola de Música vai de certa forma coordenar um trabalho musical em todo o Acre, possibilitando núcleos de formação musical em cada município, “Esse é o nosso desejo para que essa Escola não seja só de quem mora em Rio Branco, mas seja uma escola realmente acreana e para todos”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter