Ponto mais movimentado para a prática de atividades físicas em Rio Branco, o Parque Ipê foi o local escolhido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) para receber a atividade educativa promovida pelo órgão em alusão ao Dia Nacional do Ciclista, celebrado nesta segunda-feira, 19 de agosto.
Quem reservou o fim da tarde e o início da noite desta segunda para pedalar como lazer ou para voltar do trabalho recebeu das mãos dos orientadores de trânsito o kit-ciclista. Na mochila uma garrafa tipo squeeze, importante para manter a hidratação neste período de intenso calor, uma luminária sinalizadora para prender na bike e ficar mais visível aos motoristas, além de todo o material gráfico educativo produzido pelo órgão.
Foi o caso de José Dion Santos, que pratica o ciclismo há cerca de três anos. Ele iniciou a prática esportiva buscando melhorar o condicionamento físico e também o bem-estar de maneira geral. O engenheiro civil aprovou a atividade realizada pela autarquia.
“É um trabalho importante, que vai conscientizar pedestres, os ciclistas e todos que estão envolvidos nesse meio, que é o trânsito. O ciclista é parte desse todo e não está nas vias para causar problemas. Todos precisam seguir as leis para garantir um trânsito melhor para todos”, disse José Dion.
A atividade integra as ações realizadas pelo Projeto Pedal Consciente, desenvolvido pelo Detran desde 2023, e que já percorreu diversas cidades do Acre levando a mensagem de paz no trânsito. Em 2024, durante o seu 1º Passeio Ciclísitico, o Detran reuniu centenas de apaixonados pela “magrela” em um percurso pelas ruas de Rio Branco.
Assim como os pedestres, os ciclistas também são frágeis no trânsito e nós escolhemos esse local dada à grande quantidade de pessoas que costumam circular por aqui em suas bicicletas. Hoje, além das orientações, eles estão recebendo nosso kit com itens de segurança, uma forma de incentivar o esporte em duas rodas e demonstrar nosso cuidado com essas pessoas”, afirmou Cléia Machado, coordenadora de Educação do Detran/AC.