Nesta sexta-feira, 14, em que é comemorado o Dia Mundial dos Doadores Voluntários de Sangue, a unidade móvel do Hemoacre estará durante toda a manhã no Calçadão do Passeio, no Centro, aguardando doações de voluntários. O estoque de sangue no hemocentro continua baixo, por esse motivo, ações no intuito de incentivar a doação têm sido desenvolvidas.
Até o momento, quatro pessoas que passavam pelo local fizeram doações. A estudante Janaira Lima, 21 anos, diz que há muito tempo desejava ser doadora, mas estava abaixo do peso ideal exigido para doadores. Hoje, ao ver o ônibus, resolveu tentar de novo e passou na triagem. “Eu sei que muitas pessoas precisam de sangue, assim como eu posso precisar um dia também”, disse.
A gerente de captação do Hemoacre, Marlice Aquino, ressalta que as doações conseguidas através da unidade móvel são muito importantes, mas que é necessário também que os doadores e aqueles que desejarem doar procurem também o hemocentro.
“O Hemoacre recebe em média, 20 doações por dia, mas ainda não é o suficiente para atender a demanda, que em dias úteis é de 29 bolsas. Nos fins de semana, a demanda aumenta em até 40%”, enfatiza Marlice.
Segundo a gerente, o número de solicitações de sangue aumentou bastante nos últimos tempos, principalmente pelo aumento da realização de procedimentos de alta complexidade como as cirurgias cardíacas, transplantes, tratamento de câncer e ampliação de leitos de UTI. “É muito importante que a população entenda que a doação de sangue deve ser um ato contínuo, pois sempre há e sempre haverá alguém precisando dessa doação”, finaliza.
Condições básicas para se tornar doador:
- Ter entre 18 e 68 anos de idade
- Pesar acima de 50kg.
- Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
- Estar sentindo-se bem de saúde
O Hemoacre fica situado a Av. Getúlio Vargas nº 2767 – ao lado do Teatrão e funciona de 2ª a sábado, das 7h 15min às 17h 40min.