No Dia do Servidor Público, governo reafirma compromisso de valorização

“Ser servidor público é poder tornar concreto o sonho de um futuro melhor. Nós, professores, temos um trabalho de cunho social e o compromisso de poder colaborar com a sociedade.”. O depoimento é do professor Anderson de Paiva Melo.

Melo é professor há 19 anos e, atualmente, ministra aulas na Escola Estadual Heloísa Mourão Marques, depois de ter sido aprovado no último concurso realizado pelo governo do Estado para a contratação de professores efetivos. “A estabilidade é uma das vantagens em dar aulas no sistema público de ensino”, completou o profissional.

Professor destaca a importância do trabalho dos servidores públicos Foto: Marcos Vicentti/Secom

Nos dez primeiros meses deste ano, o governo já investiu na contratação de quase oito mil servidores efetivos e temporários que estão atuando nas secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Cultura, no Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), nas polícias Civil e Militar e no Corpo de Bombeiros do Acre.

A meta, de acordo com o governador Gladson Cameli, é realizar cada vez mais concursos para a contratação de servidores efetivos.

Meta do governo é ampliar realização de concursos para servidores efetivos Foto: Diego Gurgel/Secom

O dia 25 de setembro deste ano ficou marcado para centenas de professores que realizaram o sonho de se tornarem servidores públicos efetivos. Durante a solenidade de posse, o governador reafirmou seu compromisso com a educação dos acreanos.

“Esse é um dos momentos mais importantes nesses primeiros meses de governo. Aqui, mais uma das nossas promessas de campanha está sendo concretizada. Nos últimos meses nós temos trabalhado incansavelmente para fazer tudo o que seja possível para melhorar a vida da população”, afirmou.

Foram empossados 200 profissionais que estão atuando nas áreas de Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Biologia, Ciências, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. Até o final deste ano, mais 335 serão convocados.

Política de valorização dos servidores

Mais de 240 novos policiais militares atuarão nos locais de maior vulnerabilidade Foto: Marcos Vicentti/Secom

A valorização dos servidores públicos estaduais efetivos, temporários ou comissionados é um compromisso firmado por Gladson e que consta como prioridade em seu plano de governo. uma das iniciativas foi a ampliação do prazo das licenças maternidade, de 120 para 180 dias, e paternidade, de cinco para 15 dias, respectivamente, aos servidores que possuem cargos em comissão.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), mais de 490 servidores tiveram os pedidos de adicional de titulação incluídos na folha de pagamento, além disso, foram mais de 2.226 progressões e mais de três mil promoções de servidores.

“Todos os servidores públicos serão tratados igualitariamente porque o sucesso da nossa gestão depende do esforço e empenho de cada um deles, seja efetivo ou cargo comissionado”, enfatizou Cameli.

O compromisso do governo do Estado de valorização dos profissionais que se dedicam a mudar a vida dos acreanos foi comprovado com o adiantamento do pagamento da metade do valor correspondente ao décimo terceiro salário de 2019. A outra metade será paga no dia 13 de dezembro deste ano. O adiantamento foi pago aos servidores no mês de julho, quando foram investidos R$ 90 milhões.

Outro aspecto positivo foi o pagamento da metade do décimo terceiro que não havia sido pago aos mais de 31 mil servidores na gestão passada. O valor da dívida era de R$ 70 milhões. As parcelas começaram a ser pagas aos funcionários públicos em fevereiro deste ano e a dívida será totalmente quitada no mês de outubro.

Só em Rio Branco, 110 professores passam a fazer parte do quadro de servidores efetivos da Educação Foto: Diego Gurgel/Secom

Além disso, o governo tem investido na capacitação dos servidores de todos órgãos para ampliar a qualificação em áreas críticas da gestão. Até agora já participaram de cursos de qualificação mais de 1.300 servidores, divididos em 34 turmas, nas áreas de Sistema Financeiro (Safira), GRP – Módulos Compras, Patrimônio e Almoxarifado, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, Gestão Siconv, Gestão do Sistema de RH (Turmalina), E-social, Gestão de Frotas e Orçamento Público.

“A qualificação dos servidores é estratégica para o compromisso do Estado em assegurar atendimento de excelência para o público, bem como uma máquina pública que seja de fato funcional. A gestão pública requer atualizações pras mais diversas áreas. A gestão demanda um olhar direcionado para capacitar e direcionar”, explicou a secretária de Planejamento e Gestão, Maria Alice Araújo.

Até o fim do ano, mais de 330 servidores da educação serão empossados Foto: Marcos Vicentti/Secom

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter