No Dia do Jornalista, governador Gladson Cameli ressalta a importância de uma imprensa livre no Acre

Governador enalteceu o trabalho responsável dos profissionais de jornalismo e o evento serviu para apresentar à imprensa os novos investimentos para valorizar os trabalhadores do Sistema Público de Comunicação em todo o estado  

O governo do Estado do Acre ofereceu um café da manhã para a imprensa, no Memorial dos Autonomistas, no centro de Rio Branco, em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado nesta quinta-feira, 7. Organizado pela Secretaria de Comunicação (Secom), o evento foi uma demonstração de carinho e respeito do governo por todos os profissionais de imprensa.

Governador Gladson Cameli, ao centro, com parlamentares da Bancada Federal, deputados estaduais e os secretários Nayara Lessa (Comunicação) e Cirleudo Alencar (Seinfra), após assinar ordens de serviço para a revitalização das rádios em três municípios Foto: Marcos Vicentti/Secom

Na ocasião, foram assinadas ordens de serviço entre Secretaria de Estado de Infraestrutura, Fundação Aldeia de Comunicação e Secom, para a reforma dos prédios das emissoras públicas de rádio em Rio Branco, Sena Madureira e Feijó.

A relação institucional do governo Gladson Cameli com os jornalistas e empresas de comunicação sempre foi pautada pela liberdade de expressão, pelo livre exercício da profissão e pelo reconhecimento de que o jornalista é essencial para criticar, sugerir e acompanhar as ações de governo.

Jornalistas do Sistema Público de Comunicação posam para a foto com secretária de Comunicação Nayara Lessa e assessora especial do governo, Silvania Pinheiro Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Saibam que ninguém governa sozinho e sou muito grato a vocês, do motorista ao operador de áudio, do radialista ao operador de câmeras e técnicos. Do jornalista de sites e de TV aos editores. Vocês nos ajudam a fazer um governo transparente, quando levam a informação apurada, correta e necessária para as pessoas, desde aquelas que estão na capital às que moram nos municípios mais distantes”, ressaltou o governador na sequência do café, no Teatro Hélio Melo, anexo ao Memorial.

Jornalistas de vários veículos de comunicação fazem foto com o governador Gladson Cameli, no café da manhã promovido pelo governo do Estado do Acre Foto: Marcos Vicentti/Secom

Para um teatro lotado de jornalistas, assessores de Comunicação, secretários de Estado e servidores técnico-administrativos, o governador fez uma deferência especial aos comunicadores acreanos pela forma “responsável, eficiente e de uma sensibilidade extrema nas fases mais críticas do combate à pandemia de covid-19 no estado”.

“Muito obrigado por nos auxiliarem a salvar vidas num momento em que mais precisamos da união de todas as instituições. Tenho muito orgulho de vocês por isso”, observou Cameli.

Jornalistas, servidores administrativos e assessores de Comunicação posam para a foto no café da manhã promovido pelo governo do Estado do Acre por ocasião do Dia do Jornalista Foto: Marcos Vicentti/Secom

Participaram da solenidade de assinatura das ordens de serviço a secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, o secretário de Estado de Infraestrutura, Cirleudo Alencar, os deputados federais Wanda Milani e Alan Rick e os deputados estaduais Maria Antonia, Fagner Calegário e Pedro Longo.

Jornalistas do Sistema Público de Comunicação com o governador Gladson Cameli, por ocasião do café da manhã em celebração ao Dia do Jornalista Foto: Marcos Vicentti/Secom

Este governo respeita as diferenças e tem como objetivo integrar todos os municípios, diz secretária

Nayara Lessa lembrou que nenhum outro governo deu tanta liberdade para a imprensa acreana como a atual gestão.

“Como secretária, a orientação que recebo, todos os dias, é a de respeitar e valorizar o trabalho dos nossos colegas repórteres e jornalistas. Somos um governo democrático, que respeita as críticas feitas, eventualmente, pela imprensa. Podemos nos orgulhar de ter um governo que não persegue ninguém por pensar diferente”, afirmou a titular da Comunicação.

Governador Gladson Cameli abraça a secretária de Comunicação Nayara Lessa, em gratidão ao trabalho de excelência da titular da pasta Foto: Marcos Vicentti/Secom

Além da revitalização das dependências físicas das rádios – na capital e no interior –, a gestão de Nayara Lessa frente à Comunicação tem se notabilizado pela valorização dos profissionais do Sistema Público de Comunicação, com a compra de equipamentos para melhorar o trabalho de reportagem e com a aquisição de novos transmissores, muito mais potentes e digitais, por meio de recursos de emendas parlamentares da bancada acreana em Brasília.

Governador Gladson Cameli assina ordens de serviço para a revitalização de emissoras de rádio no interior Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Temos nos empenhado em dar o melhor para que as informações relevantes cheguem aos 22 municípios acreanos, incluindo os recantos mais isolados do estado. Mas para isso, temos a certeza de que nunca se investiu tanto na reestruturação da Comunicação como na gestão do governo Gladson Cameli”, completou a secretária.

Secretária Nayara Lessa (comunicação) também avaliza ordens de serviço para a revitalização de emissoras de rádio no interior Foto: Marcos Vicentti/Secom

Jornalistas e gestores reafirmam papel imprescindível do profissional de imprensa

Secretários, administradores públicos, assessores de comunicação e jornalistas presentes à cerimônia foram unânimes em afirmar que o jornalista exerce um papel fundamental para a construção de uma sociedade livre, participativa e bem-informada. Vejam o que disseram alguns deles abaixo:

Luc Lima Foto: Marcos Vicentti/Secom

“A sociedade, cada vez mais, precisa desse profissional. Podemos dizer que o jornalista é os olhos, os ouvidos e a boca da sociedade. Parabéns a todos os jornalistas que colaboram por uma sociedade melhor.”

Luc Lima, presidente da Fundação Aldeia de Comunicação do Estado do Acre

João Renato Jácome

“A gente tem um papel fundamental na sociedade, que é o de informar. E a gente vê na nossa classe um respeito mútuo. Profissionais empenhados, decididos a passar a boa informação, a comunicar bem e ajudar no desenvolvimento da nossa sociedade.”

João Renato Jácome, jornalista do site Notícias da Hora

Floriano Oliveira Foto: Odair Leal/Secom

“O dia de hoje é uma data muito importante porque a sociedade precisa estar bem-informada. E nós temos o compromisso de, com muita humildade e isenção, fazer esse trabalho. A gente recebe tudo sem filtro e transmite isso como radio-difusor, na TV, no impresso, na internet. Então eu saúdo a todos nós nesta data.”

Floriano Oliveira, jornalista do Sistema Público de Comunicação do Acre

João Paulo Silva Foto: Odair Leal/Secom

“O jornalista, de fato e de direito, é que leva para a sociedade aquilo que é construído dentro do serviço, seja privado ou público, de uma maneira correta, ética e coerente. Como representante de uma autarquia, parabenizo a todos os jornalistas do meu estado. O jornalismo foi e sempre será o melhor caminho para a sociedade.”

João Paulo Silva, diretor-presidente da Fundação Hospital Estadual do Acre

Diego Gurgel Foto: Marcos Vicentti/Secom

“O jornalista é um dos únicos profissionais que desempenham um papel que tem de entender de todas as outras profissões, porque a gente tem que falar sobre elas. Este é um momento de confraternizar, de reconhecer os percalços que a gente atravessa, de rever os amigos e de obter o reconhecimento da sociedade.”

Diego Gurgel, jornalista da Secretaria de Estado de Comunicação do Acre

 

 

 

Confira mais fotos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter