No aniversário de Sena, Cameli recebe terreno para o Colégio Militar e manifesta carinho pela população

Governador participou das celebrações de 115 anos de Sena Madureira, nesta quarta, anunciando novos investimentos em educação e infraestrutura para a região

Foi uma festa para ficar na história de Sena Madureira, a celebração dos 115 anos de fundação do município, no final da tarde desta quarta-feira, 25, na avenida Avelino Chaves, centro da cidade. Ao lado do prefeito Mazinho Serafim e de vereadores e secretários estaduais e municipais, o governador Gladson Cameli protagonizou uma das maiores demonstrações de respeito e carinho com a população local, ao anunciar novos investimentos em educação e infraestrutura para a região.

O município se prepara para ganhar o primeiro Colégio Militar administrado pelo Exército Brasileiro, a ser construído pelo Governo do Estado numa obra orçada entre 6 e 8 milhões de reais e que encontra-se na fase de preparação para o processo licitatório.

Nesta quarta, antes mesmo do início do tradicional desfile das Forças de Segurança e das escolas, e num gesto de nobreza com as novas gerações, o comerciante Nelson Ferreira da Silva doou um terreno de 10 mil metros quadrados na rua Siqueira Campos, especialmente para a construção do novo colégio. “Quero fazer a minha parte que não é mais que minha obrigação para com o futuro de uma parcela de nossas crianças”, disse o comerciante. Participaram da cerimônia, educadores da rede pública estadual e o secretário de Estado de Educação, Mauro Sérgio da Cruz.

Celebração dos 115 anos de fundação de Sena Madureira ocorreu no final da tarde desta quarta-feira, 25, na avenida Avelino Chaves Foto: Marcos Vicentti

Na esteira do desenvolvimento local, o governador também anunciou para 2020 que o Estado incentivará o fortalecimento da ExpoSena, a festa agropecuária criada para movimentar a economia de Sena Madureira e dos municípios de Santa Rosa do Purus e Manoel Urbano, e que a partir do próximo ano se tornará ‘ExpoAcre Sena Madureira’. A ideia é atrair novos investidores, inclusive de outros estados que ainda não conhecem a feira.

“Pelo amor que eu tenho a essa terra e pela memória do meu tio Orleir [Cameli], eu vou fazer o que precisar para que vocês possam desfrutar do desenvolvimento econômico e social que tantos sonhamos”, ressaltou Gladson Cameli, citando ações que já estão sendo colocadas em prática, como a instalação dos comandos integrados de segurança e a chegada em breve de novas viaturas policiais para Sena Madureira.

Desfile militar abrilhantou a festa no centro da cidade Foto: Marcos Vicentti

O município tem um apreço especial pela família Cameli, cuja gratidão tornou-se ainda maior quando em 1997 a cidade passou por uma de suas piores enchentes. Na ocasião, suas casas, praças, comércios e prédios foram reconstruídos, praticamente do zero, com investimentos da administração do então governador Orleir Cameli, tio de Gladson Cameli, já falecido.

“Esta é uma terra que sempre me recebeu de braços abertos e que contribuiu para meu sonho de ser governador. E tenho muito orgulho de encontrar aqui pessoas simples e trabalhadoras. São esses mesmos homens e mulheres que mantenho os laços de afeto e de compromisso, desde que meu tio Orleir Cameli, quando governou o Acre, adotou Sena Madureira como uma de suas casas”, destacou Gladson Cameli para uma plateia de donas de casa, trabalhadores rurais, servidores públicos e autônomos que prestigiaram a cerimônia do desfile.

Colégio militar ratifica tradição de boas escolas no município

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, demonstrou satisfação em receber o anúncio de uma escola militar nos moldes das já existentes em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, porém sendo administrada pelo Exército Brasileiro.

“Saltamos da condição de 5° lugar no Ideb [Índice da Educação Básica] para a segunda posição entre os 22 municípios acreanos, o que mostra o comprometimento dos nossos educadores com os seus estudantes. E o Colégio Militar será outra instituição fundamental para a nossa população”, avalia Mazinho Serafim.

Prefeito de Sena, Mazinho Serafim, demonstrou satisfação em receber o anúncio de uma escola militar nos moldes das já existentes em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul Foto: Marcos Vicentti

Sentimento parecido compartilha o secretário de Educação, Mauro Sérgio da Cruz. “A cidade que foi a primeira capital do Acre é conhecida também por sua tradição no campo da Educação, com o Instituto Santa Juliana”, diz o secretário, que segundo ele, “já compõe um espaço de referência para toda a cidade, em educação de qualidade”.

Sérgio da Cruz agradeceu ao gesto do comerciante Nelson da Silva, de doar o terreno para que seja construído o novo colégio, classificando-o como “honroso e digno dos maiores legados que um coração nobre pode oferecer” para o engrandecimento da sua comunidade.

Gratidão por um socorro aéreo

O transporte aéreo emergencial providenciado pelo Governo do Estado a uma jovem de Sena Madureira acometida por uma doença grave nos rins e no fígado foi um dos pontos também ressaltados pelo prefeito Mazinho Serafim, em agradecimento ao governador Gladson Cameli.

“O avião salvou, mais uma vez, uma vida e o governador nos deu um presente muito maior que qualquer outro, que é a saúde de uma pessoa”, agradeceu Serafim, emocionado.

A decisão do Governo do Estado de contratar serviços aeronáuticos com a finalidade de socorro médico, tão criticada por pessoas que desconheciam o seu real objetivo, mais uma vez mostrou a sua eficiência ao permitir que a jovem de 23 anos fosse transportada às pressas para um hospital especializado em Fortaleza (CE), semana passada.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter