pluralidade

No aniversário de 60 anos de emancipação do Acre, governo entrega obras do complexo Cine Teatro Recreio e Galeria Juvenal Antunes

O governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), entrega à sociedade acreana, no 60° aniversário de emancipação política à categoria de Estado, quarta-feira, 15, o complexo do Cine Teatro Recreio e a Galeria de Artes Juvenal Antunes. A programação conta com intervenções culturais, que se iniciam às 16 horas. A reforma do complexo compreende a sede administrativa da FEM, o Cine Teatro Recreio e a Galeria de Artes Juvenal Antunes.

Fachada do prédio do Cine Teatro Recreio revitalizado, 2022. Foto: Assessoria de Imprensa e Publicação

A Galeria de Artes Juvenal Antunes será reaberta com a exposição “Revolução Acreana”, do artista plástico Rivasplata, que se estende até o dia 22 deste mês. Já no palco do Cine Teatro Recreio, o público poderá assistir a uma performance teatral, e, logo em seguida, a um show musical elaborado por artistas locais.

Fundada em 2006 e localizada no prédio do antigo Hotel Madrid, a Galeria de Artes Juvenal Antunes hoje faz parte do complexo histórico do Calçadão da Gameleira, junto ao Cine Teatro Recreio. A galeria, que é um espaço referência das artes visuais acreanas, leva o nome de um poeta e possui o objetivo de reunir, num só espaço, obras de diversos segmentos, a fim de difundir e revelar novos talentos.

Para o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Manoel Pedro (Correinha), as revitalizações e manutenções destes espaços significa a busca pela pluralidade, além de torná-los mais democráticos.

“A cultura tem sido uma das preocupações desta gestão. Temos trabalhado para que possamos dar aos fazedores de cultura todo o apoio e oferecer à sociedade nossos aparelhos culturais com conforto e segurança. Estas três obras fazem parte de uma série de tantas outras que a gestão vem fazendo,  desde 2019. Mesmo enfrentando uma severa pandemia, o governo não parou e aproveitamos o fechamento dos espaços para reformá-los”, diz o presidente da FEM.

Interior do prédio do Cine Teatro Recreio em processo de revitalização, 2022. Foto: Assessoria de Imprensa e Publicação

A grande novidade é a acessibilidade dos espaços que, agora, passam a contar com a instalação de pisos, mapas e placas táteis, e a adequação de banheiros PNE (adaptados para pessoas com necessidades especiais). Além disso, há adequação de espaços para cadeirantes, obesos e portadores de mobilidade reduzida na sala de projeção do teatro.

A sede administrativa também passou por revitalizações seguidas de mecanismos de promoção da acessibilidade. Sobre isso, o presidente da FEM destaca: “É um grande orgulho para nós, que esses patrimônios sejam adaptados depois de tantos anos. É importante que a pessoa com deficiência tenha acesso à cultura. Esse olhar sensível sempre coube a nós, mas somente agora conseguimos possibilitar esse feito à população”.

Interior do prédio do Cine Teatro recreio revitalizado, 2022. Foto: Assessoria de Imprensa e Publicação