A Rede de Governança Ambiental, criada por meio de decreto governamental e idealizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com a participação ativa das secretarias de todos os 22 municípios do Acre, oferece para a população uma programação com serviços e atividades direcionadas à agenda ambiental.
As ações integram o Mês do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira, 5 de junho. Dentre as atividades que vão ocorrer nos 22 municípios acreanos estão: passeatas, palestras, seminários, plantio de árvores, mutirão de regularização ambiental, atividades de educação ambiental em escolas e feira agropecuária, doação de mudas, limpeza e fixação de placas educativas em praias, entre outras.
A secretária Julie Messias falou dessa importante atuação entre Estado e municípios, a fim de trabalhar na conservação e preservação do meio ambiente.
“Quando pensamos na criação da Rede de Governança Ambiental e levamos o projeto ao governador Gladson Cameli, de pronto ele apoiou a ideia. A união e empenho de todas as secretarias, a nossa estadual e as municipais, torna possível uma política pública ambiental mais eficiente, com resultados, e leva a mensagem de conservação para mais perto das pessoas. Esta programação conjunta, feita especialmente para a realidade de cada município, mostra que a integração de ações tem dado certo”, destacou.
Ações integradas nos municípios
No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o governo do Acre apresentou, por meio da Sema, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e órgãos que compõem o Sistema de Meio Ambiente, os resultados ambientais dos últimos anos e a estratégia para mitigar, em 2024, os impactos do período de estiagem na vida da população e da natureza. No evento, foi destacada a importância da comunicação para informar e sensibilizar a população quanto ao uso consciente dos recursos naturais.
No município de Jordão, a programação segue até esta sexta-feira, 7, com o objetivo de alcançar um maior número de pessoas. Conforme a diretora de Meio Ambiente do município de Jordão, Sandra Sampaio, haverá a instalação de placas orientativas entre os dias 6 e 7 de junho, limpeza de praia e palestra online da secretária de Meio Ambiente, Julie Messias, e outras autoridades na sexta-feira, 7.
“É uma grande programação e, para mim, a governança é importante para garantir que os serviços públicos sejam oferecidos com eficiência, transparência e para que também possamos trocar ideias com outros municípios. Tudo isso é muito importante, porque nessa governança aprendi muitas coisas relacionadas ao meio ambiente. Também criei amizades, o que acho importante para nós, estar todo mundo junto na mesma caminhada”, afirmou a diretora.
Em Rodrigues Alves, a Sema e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) realizaram um trabalho de sensibilização para alunos da Escola Municipal Padre Raimundo Agnaldo Pereira Trindade. Além disso, as equipes acompanharam a passeata que foi realizada no município, nesta quarta-feira, 5.
Jéssica Lavor do Monte, de 32 anos, trabalha como mediadora e é mãe de um dos alunos que participou da ação no Dia Mundial do Meio Ambiente em Rodrigues Alves. De acordo com ela, atividades educacionais direcionadas são importantes para crianças e adolescentes.
“A Sema e o Imac estão indo às escolas explicar as problemáticas causadas pelas nossas ações ao meio ambiente e também as melhorias que podem ser feitas. Ensinar nossas crianças como valorizar, como fazer com que o nosso meio ambiente fique mais limpo, mais saudável, trazer todos esses conceitos, para mim, que sou mãe e educadora, é muito importante”, afirmou.
A secretária municipal de Rodrigues Alves, Márcia Queiroz, falou do Dia Mundial do Meio Ambiente e do mês todo serem alusivos e importantes para a vida das pessoas. A gestora elogiou a união entre o Estado e os municípios por meio da Rede de Governança Ambiental.
“Quero externar minha gratidão às equipes da Sema e do Imac, que estão conosco, e dizer que é um momento gratificante, porque a gente veio trabalhando durante toda a semana nas instituições escolares, com palestras educativas. Sabemos da importância da educação ambiental, porque é por meio dela que conseguimos conscientizar nossas crianças e, assim, mantermos um ambiente equilibrado e saudável. A Rede de Governança Ambiental é um projeto efetivo que está dando certo em todos os municípios”, disse.
O secretário municipal de Sena Madureira, Juza Bispo, falou das ações integradas por intermédio da Rede de Governança Ambiental, uma parceria que, de acordo com ele, deu muito certo.
“No Dia Mundial do Meio Ambiente fizemos ações no município e vamos ter outras durante o mês. Pela Rede de Governança, fechamos ações de educação ambiental que serão realizadas entre os dias 17 e 22 de junho. Esse trabalho conjunto nos ajuda muito no sentido de sensibilizarmos a população quanto à importância do meio ambiente”, falou.
Em Sena Madureira, a Sema e o Imac realizam, ainda, entre os dias 6 e 9 de junho, o Circuito Ambiental – com ações de educativas e lúdicas para todas as idades sobre a biodiversidade e uso adequado dos recursos naturais do Acre – no Sena Rural Show.
Já em Cruzeiro do Sul, as ações do Circuito Ambiental acontecem entre os dias 6 e 7 de junho, para estudantes do Colégio Militar Dom Pedro II. A atividade é oferecida pelas equipes da Educação Ambiental e do Centro Integrado de Meio Ambiente (Cima) da Sema e do Imac.
Rede de Governança Ambiental
Criada em novembro de 2023 por meio do Decreto estadual nº 11.374, a Rede de Governança Ambiental tem o compromisso de planejar ações integradas para que o Estado e municípios atuem de forma unificada na proteção do meio ambiente. A criação da rede foi estabelecida por meio da Sema.