No Acre, Saeb deve avaliar mais de 26 mil estudantes da rede estadual

Nesta segunda-feira, 23, teve início a aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 em todo o país, um momento importante para avaliar a qualidade da educação no Brasil.

Na rede pública estadual do Acre, segundo dados do Censo Escolar da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), as provas serão aplicadas em 413 escolas, abrangendo 614 turmas, o que gera um universo de 26.591 estudantes de quinto e nono ano do ensino fundamental, e do terceiro ano do ensino médio.

O Saeb deve avaliar mais 26 mil estudantes do Acre. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O Saeb é uma avaliação em larga escala, realizada desde 1990 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar a eficiência do ensino.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes formado pelas séries citadas, que gera o indicador de proficiência, um dos dois itens que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  O outro indicador é a taxa de rendimento (reprovação e abandono) coletada pelo Censo Escolar.

Estudantes da Escola Sebastião Pedrosa momentos antes da avaliação. Foto: arquivo da escola

Para os testes deste ano, a SEE realizou um trabalho de mobilização, por meio do Projeto IDEB 2023, com as escolas dos 22 municípios, do campo e urbanas, alertando sobre a importância de cada unidade e aluno participar das avaliações. A meta, segundo o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, é que todas as escolas alcancem a participação de 80% dos alunos aptos, estabelecida pelo Inep.

Um exemplo é a Escola Sebastião Pedrosa localizada em Rio Branco que foi avaliada já no primeiro dia e teve um índice de quase 85% de participação dos alunos. A gestora Sandy Guedes conta que a escola vem se preparando desde abril, com oficinas, semanas de mobilização, reunião com pais e até mesmo a organização de café da manhã especial para receber os estudantes no dia da avaliação.

“Quando nós pensamos que estava tudo tranquilo, uma manifestação atrapalhou o trajeto de alguns alunos até a escola e nós nos organizamos para buscá-los. Foi um trabalho em equipe que trará resultados positivos para a escola”, relata a gestora.

Projeto Ideb 2023

No Acre, a SEE tem implementado um conjunto abrangente de ações que busca elevar a qualidade do ensino: o Projeto Ideb 2023. Além de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do envolvimento de todos os atores educacionais, incluindo pais, equipe gestora, professores e alunos, assim como ocorreu na Sebastião Pedrosa, o projeto foca no planejamento de atividades pedagógicas para desenvolver as competências e habilidades dos estudantes.

O Ideb é um indicador nacional que permite o monitoramento da qualidade da educação, e é calculado com base em dois componentes: a taxa de rendimento escolar (reprovação e abandono) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.

Projeto busca elevar a qualidade da educação do Acre em todas as modalidades. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

Um destaque importante desse projeto é a elaboração de cadernos de apoio pedagógico com base nos descritores das matrizes de referência do Saeb. Esses cadernos visam preencher lacunas identificadas na aprendizagem dos estudantes, conduzindo-os à progressão gradual dos seus conhecimentos.

Nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, o material, composto por cadernos de Língua Portuguesa e Matemática, complementa a finalidade do Projeto Ideb, fornecendo um suporte pedagógico essencial para os estudantes do 5º e do 9º ano.

No Ensino Médio, a SEE intensificou as formações continuadas para gestores e professores, a realização de simulados e atividades de mobilização com os estudantes. Todas essas ações foram conduzidas pelos assessores pedagógicos da Divisão de Ensino Médio/SEE em Rio Branco e nas Representações da Educação em todo o estado.

As metas projetadas para o Ideb 2023 no Estado do Acre são ambiciosas: 6,0 para os anos iniciais do ensino fundamental; 5,1 para os anos finais e 4,2 para ensino médio. Para o gestor da pasta da Educação, essas metas refletem o compromisso do Estado em elevar a qualidade da educação em todas as etapas do ensino básico.

“O Projeto Ideb e a outras iniciativas em andamento mostram o empenho do Estado em preparar seus estudantes para um futuro de sucesso, proporcionando-lhes uma educação de qualidade que contribuirá para o crescimento e desenvolvimento do Acre e do país como um todo”, ressalta Carvalho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter