Estratégia

No Acre, general ministra palestra sobre ações estratégicas de combate ao crime

Na manhã desta terça-feira, 19, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre, realizou uma palestra ministrada pelo secretário nacional de Justiça e Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, com o tema “Projetos Estratégicos da Senasp a operadores de Segurança Pública do Estado do Acre”.

O evento faz parte da agenda que o general cumpre desde esta segunda-feira, 18, na capital, onde ele e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, foram condecorados com a Ordem da Estrela do Acre pelo governador Gladson Cameli; participaram da entrega de mais de 100 novas viaturas para as forças de segurança e lançaram o Programa Vigia, em Cruzeiro do Sul.

A palestra contou com a presença das autoridades do Sistema de Segurança Pública e teve como público alvo mais de 600 operadores de segurança, incluindo alunos-soldados e oficiais da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Palestra ministrada pelo secretário nacional de Justiça e Segurança Pública, general Guilherme Theophilo Foto: Cedida

“Nessa palestra para as forças policiais do estado sobre os projetos estratégicos da Senasp, destaquei que todos são pensados para melhorar a nossa segurança pública, através da integração e da valorização dos nossos profissionais” completou o general Theophilo.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel Paulo Cézar, a palestra é uma oportunidade para que os operadores da segurança no Acre tenham amplo conhecimento das ações estratégicas no combate ao crime em geral, elaboradas pela segurança nacional.

“Nós temos uma série de parcerias com a Secretaria e aderimos na íntegra ao Sineps (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), onde estamos ajeitando nosso terreno, no sentido de recepcionar as soluções que o órgão estará apresentando no que tange a potencializar nossas ações. Nós lançamos gratuitamente o desafio de receber uma base de enfrentamento a crimes de fronteiras como o Vigia, na nossa região do Juruá. Não tenho dúvida que nossos operadores adquiriram muito conhecimento com essa palestra”, completou.

Palestra teve como público alvo mais de 600 operadores de segurança Foto: cedida

Na ocasião, autoridades das forças de segurança do Acre, condecoraram o general Theophilo e sua equipe com o Diploma de Honra ao Mérito e a Medalha D. Pedro II no grau Comendador, a mais alta honraria do Corpo de Bombeiros.

“Nossas palavras são de agradecimento ao general Theophilo, pela visita ao nosso estado, ministrando palestras aos integrantes do Sistema Integrado de Segurança Pública, além de nos apoiar com VTRs, equipamentos de segurança e tecnologia, bem como com a implantação do Programa Vigia e do Curso de Operações de Fronteiras, visando combater crimes fronteiriços na região do Juruá”, finalizou o comandante da Polícia Militar do Acre, coronel Ulysses Araújo.

“Desde ontem, 18, participei de uma intensa agenda ao lado do ministro Moro e comitiva do MJSP aqui no Acre. Pra mim, foi motivo de grande alegria lançarmos o programa Vigia no estado, um projeto que vai trazer mais segurança para nossa fronteira. E, diante de tudo isso, eu digo que é possível, sim, cuidar da segurança pública do nosso país”, afirmou o general Theophilo.