Nível dos rios acreanos preocupa Defesa Civil

Com a chegada do período do inverno amazônico, o risco das enchentes nos rios acreanos é iminente. Pensando nisso, os órgãos da Defesa Civil estadual já preparam o plano de contingência a ser implementado nos próximos meses, caso as chuvas continuem ocorrendo de maneira mais intensa.

Na manhã desta segunda-feira, 13, o nível do Rio Acre é de 9,99m (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Na manhã desta segunda-feira, 13, o nível do Rio Acre é de 9,99 metros (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A situação é preocupante na cidade de Tarauacá, onde o Rio Tarauacá chegou, no último sábado, 11, a marca de 9,65 metros, atingindo famílias de quatro bairros. A medição feita na manhã desta segunda-feira, 13, indica que o nível do rio está em 8,19 metros – abaixo da cota de alerta que é de 8,50 metros.

O comandante da Defesa Civil estadual, coronel Carlos Gundim, disse que o órgão tem trabalhado de maneira conjunta com Defesa Civil de Rio Branco e com outros órgãos nas cidades do interior. “A Defesa Civil da capital já tem um plano de contingência elaborado e pode colocá-lo em prática a qualquer momento, caso seja necessário. Nós daremos todo o suporte necessário ao município, mas a situação segue estável em todas as cidades acreanas”, declarou.

Gundim disse que a previsão dos institutos de pesquisa é de muita chuva para os próximos dias, mas que o nível dos rios tem se mantido dentro do normal para o período.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter