Com a chuva que atingiu Tarauacá, no início da tarde desta segunda-feira, 23, o nível das águas alcançou a marca dos 10,50 metros, ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 9,50 metros. A prefeitura abrigou quatro famílias, retiradas do Bairro da Praia, em uma creche da cidade.
A prefeitura, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Municipal e Estadual trabalham integrados na retirada e auxílio às famílias atingidas em seis bairros do município. Duas vezes ao dia, as equipes se reúnem para avaliar o nível do rio, a previsão de chuva, distribuição de água potável e o tráfego de veículos pesados em algumas vias de Tarauacá.
No último sábado, 21, durante uma vistoria, no Bairro da Praia, uma equipe do Corpo de Bombeiros resgatou uma criança, de cinco anos, que caiu na água. O Major Moisés faz um alerta à população da cidade, principalmente nos cuidados com as crianças. “Nós temos locais em que a água chega a mais de um metro dentro das casas, e temos percebido a presença de crianças brincando nesses locais, por isso pedimos que os pais ou responsáveis redobrem os cuidados, nesse período. No Carnaval uma criança morreu afogada. Não podemos deixar isso acontecer novamente”, pediu.
Além do trabalho de monitoramento do rio, o Corpo de Bombeiros realiza a campanha “Amigo Barqueiro”, em Tarauacá, distribuindo panfletos educativos com orientações para os ribeirinhos que precisam navegar no rio durante a enchente.