Nível do Rio Juruá continua preocupando Defesa Civil

Segundo a última medição dos rios, realizada na manhã desta terça-feira, 2, o Rio Juruá continua subindo e preocupando a Defesa Civil, em Cruzeiro do Sul. O rio está 70 centímetros acima da cota de transbordamento, que é de 13 metros. Simultaneamente, o nível das águas aumenta em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

Para evitar mais transtornos à população, o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul está percorrendo os bairros atingidos pela enchente e orientando a saída de famílias do local. Até o momento, dez famílias já foram retiradas. Há um pedido de remoção de mais 15 famílias, o que somará 25 famílias até o fim do dia. A prefeitura do município está alugando casas para abrigá-las, segundo informações da Defesa Civil do Estado. Os bairros em situação mais crítica são os da Várzea, Miritizal, Lagoa e Cruzeirinho Novo.

O Rio Liberdade, localizado há 80 quilômetros do município de Cruzeiro do Sul, que desabrigou 287 famílias, um total de 1.517 pessoas, já está baixando, e essas estão retornando para suas residências.

Em Rio Branco, o Rio Acre segue apresentando sinais de vazante. Nas últimas 24 horas, ele baixou significativamente, saindo da cota de alerta, que é de 13 metros, para 12,48 metros. As famílias já começaram a ser removidas do Parque de Exposições e estão retornando para casa, com a ajuda do Exército e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).

A expectativa é de que seja feito o encaminhamento de pelo menos metade das famílias que se encontram no parque de volta para suas casas, até o fim do dia. Oito equipes, numa ação conjunta entre governo do Acre e prefeitura de Rio Branco, estão trabalhando na limpeza dos bairros. As famílias receberam, inclusive, kits de limpeza para agilizar o processo.

Em Assis Brasil, o Rio Acre registra 4,38 metros. A cota de alerta é de 11,30 metros. Em Brasileia, marca 4,93m – a cota de alerta é de 9,80 metros. Em Xapuri, mede 6,20m e, a cota de alerta é de 12,50 metros. O Rio Tarauacá, em Tarauacá, baixou e está com 6,70 metos, e a cota de alerta é de 8,50 metros. Já o Rio Iaco aumentou e registra agora 10,68 metros. A cota de alerta é de 14 metros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter