Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial e ao Combate de Abuso Sexual, várias ações foram realizadas no Brasil. No Acre, a ação foi na Universidade Federal do Acre (Ufac), durante todo o dia desta quarta-feira, 18.
As atividades tiveram início às 8 horas, no bloco de medicina da Ufac, com a exposição permanente dos quadros do Projeto Arte de Ser. Em seguida, foi realizada uma oficina de livre expressão com as pessoas que estavam no local sobre as atividades desenvolvidas com os pacientes que sofrem de transtorno mental ou doenças psiquiátricas.
“A partir do momento em que apresentamos as ações que são desenvolvidas e a nova forma de cuidar das pessoas, por meio da arte, também apresentamos uma opção de atendimento humanizado, cujo cuidado é direcionado ao sujeito e não à loucura”, informou Márcia Aurélia, gerente da Divisão Estadual de Saúde Mental.
No período da tarde foi passado o filme “Nise – O Coração da Loucura”, de Nise da Silveira, psicóloga percursora da nova técnica de cuidados de pacientes que sofrem com transtornos mentais.
“Nossa intenção foi apresentar à sociedade e aos acadêmicos que a melhor forma de cuidado é a inclusão das pessoas que realizam o tratamento de saúde mental, em vez de excluí-las do convívio social”, comentou Márcia Aurélia.
Para acadêmica de psicologia,= Neygliane Souza, a atividade foi uma oportunidade ímpar para o aperfeiçoamento dos conhecimentos acadêmicos, que podem ser aplicados no exercício da profissão. “É gratificante acompanhar essa ação e conhecer melhor o que se passa com as pessoas que sofrem com transtornos mentais”, finalizou a futura psicóloga.
A ação foi realizada, por meio de uma parceria entre a Ufac, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac), o Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do 3º Grau do Acre (Sintest), a Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), a Secretaria de Estado de Educação (SEE), e a Fundação Garibaldi Brasil (FGB).