Conexão rodoviária deve em breve unir a Amazônia e os Andes perunanos
O Governo do Acre e o Ministério do Turismo do Peru apresentaram nesta terça-feira, em Rio Branco, o ônibus que irá operar linhas diárias de ida e volta entre Rio Branco e Porto Maldonado a partir da primeira semana de maio. A viagem, que deverá durar nove horas em virtude das questões alfandegárias, será feita em ônibus de 44 lugares. As passagens custarão cerca de R$ 70,00 e podem ser obtidas junto à Kampa Turismo, representante da Movil Tours.
A linha está sob responsabilidade da empresa peruana de transporte coletivo Movil Tours. A conexão, informou o secretário de Esporte, Turismo e Lazer do Acre, Cassiano Marques, inicia-se no momento em que é concluída uma das mais importantes etapas do asfaltamento da Carretera Interoceânica, como é conhecida a Estrada do Pacífico no Peru.
Movil Tours disponbilizará três ônibus executivos com ar-condicionado. Essa rota internacional de turismo entre o Brasil e o Peru foi reconhecida e premiada nacionalmente com o Top Turismo e liga os caminhos amazônicos de Chico Mendes aos encantos dos Andes e Machu Picchu e à costa peruana do Oceano Pacífico, integrando seus roteiros turísticos. A conexão terrestre permitirá a interligação desses importantes destinos turísticos de interesse mundial.
As obras na Carretera Interoceánica estão em fase bastante avançada. O Consórcio Conirsa, responsável pelo projeto, mantém cerca de 6 mil trabalhadores e 1,5 mil máquinas no trecho entre Iñapari, na fronteira com Assis Brasil, e Cusco, na Cordilheira dos Andes. 50% do trecho até Cusco já está asfaltado, e do que não está pavimentado, 70% está pronto para receber o asfalto.