Os membros da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS/Acre (Menp/SUS/Acre) participam, durante toda esta semana, no auditório da Federação do Comércio (Fecomércio), do curso de Negociação Coletiva e Gestão de Trabalho na Saúde.
A capacitação tem como objetivo preparar os membros da Menp/SUS/Acre para negociar adequadamente questões como a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos trabalhadores em saúde do Estado, por exemplo.
Durante os dias da programação, serão discutidos temas como, por exemplo, o processo de negociação coletiva no setor público, negociação coletiva do trabalho, direito à sindicalização e de greve, políticas públicas e participação social, e negociação coletiva como um instrumento de gestão pública.
“Essa atividade tem como principal finalidade mostrar aos participantes como as decisões são tomadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a legislação que orienta as decisões e as formas de negociação existentes para beneficiar os trabalhadores da área da saúde”, explica o diretor executivo de Gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Irailton Lima.
A Menp/SUS/Acre é composta pelo governo do Estado, por meio da Sesacre, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Gestão Administrativa (SGA), Secretaria de Estado de Articulação Institucional (SAI), além dos representantes dos vários sindicatos que representam médicos, enfermeiros, dentistas e outros trabalhadores da saúde.